Inteligência ArtificialTecnologia

10 coisas que a Microsoft aprendeu com clientes sobre como transformar seus negócios com IA

Não restam dúvidas de que a inteligência artificial pode fazer uma diferença monumental dentro de uma organização – desde a solução de grandes problemas até a evolução completa de um modelo de negócios. É por isso que a Microsoft criou a AI Business School há dois anos, para fornecer orientação sobre estratégia, cultura, responsabilidade e outros tópicos críticos para os principais tomadores de decisão em todos os setores.

Implementar IA de forma holística e com sucesso não é tarefa fácil – e certamente não temos todas as respostas. Mas, conforme trabalhamos com líderes de negócios por meio da AI Business School e do relacionamento com o cliente, vimos algumas empresas que definiram o que uma organização movida a IA pode ser. E é por isso que criamos o Best of Business AI 2021: para mostrar os clientes que nos ensinaram o que significa ter uma estratégia abrangente e executá-la em toda a organização para criar valor de negócios e impulso com a transformação digital. Best of Business AI 2021 baseia-se nas estruturas da AI Business School e apresenta 10 clientes que estão acelerando sua jornada de IA ao conectar uma abordagem de liderança forte a seus objetivos de negócios e capacidades técnicas.

A seguir, algumas dicas selecionadas de nossos clientes em destaque. Visite Best of Business AI 2021 para mergulhar totalmente no sucesso deles por meio de vídeos, histórias e elementos interativos que lhe darão uma visão de como eles fizeram o que fizeram e como você pode seguir seus passos. Estamos orgulhosos de compartilhar suas jornadas com você.

Envolva todos em sua organização

Empresas que implementam IA com sucesso entendem que não é apenas um tópico para equipes técnicas ou liderança. Elas têm conversas significativas com os funcionários para entender como cada parte do negócio pode se beneficiar e ser impactado. A Outokumpu envolveu funcionários de toda a organização desde o início e lhes deu acesso a dados e modelos de IA para que pudessem tomar as melhores decisões em seu trabalho diário.

Stefan Erdmann, diretor de tecnologia da Outokumpu, diz: “Você precisa obter a confiança da equipe de liderança, conversar com as pessoas sobre a implementação e fazer com que todos participem”.

Use IA para aumentar o valor do negócio

A IA pode ajudá-lo a resolver problemas difíceis, mas também pode trazer novas oportunidades de crescimento e sucesso. Na HOCHTIEF, a empresa está monetizando sua nova experiência em IA a partir do oferecimento de aplicativos de IA aos clientes como um serviço.

“Ofereceremos todas essas soluções ao mercado e teremos um novo modelo de negócios para a empresa”, afirma David Koch, diretor de Risco, Organização e Inovação da HOCHTIEF.

Escolha um ponto de partida estratégico

Comece encontrando o caso certo para aplicar a IA e, em seguida, certifique-se de compartilhar seus resultados regularmente. No CES 2019, a Bell usou uma experiência de realidade aumentada para demonstrar sua visão para IA e como ela poderia transformar os negócios e a indústria. Essa demonstração inspirou entusiasmo na empresa e na comunidade de tecnologia, e a empresa construiu esse ímpeto com progresso regular em direção a seus grandes objetivos.

Matt Holvey, gerente sênior de sistemas inteligentes da Bell, diz: “Provas de conceito altamente iterativas e incrementais – demonstrando algo a cada três a seis meses – são a melhor maneira de ganhar e continuar o campeonato e o endosso da liderança superior.”

Reúna negócios e tecnologia

Todos em sua organização estão lá por causa de suas experiências. Empodere-os a colaborar, inovar e ajudar a criar soluções criativas de IA. Na Mondelēz International, especialistas em IA e especialistas em produtos se uniram para causar o maior impacto.

Rob Hargrove, VP executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualidade da Mondelēz International, afirma: “De um lado, temos nossos especialistas em ciência de dados, modelagem e simulação. No outro, temos nossos especialistas em desenvolvimento de biscoitos, chocolates, chicletes ou doces em nossas equipes de produtos. Nenhum dos lados conhece o trabalho do outro perfeitamente. Então, eles sabem que não podem trabalhar em silos porque nenhum dos lados terá sucesso.”

Coloque os valores em ação

Como acontece com todas as inovações tecnológicas significativas, o uso de IA também pode ter consequências indesejadas, incluindo problemas de privacidade e violações de segurança. Implemente princípios, práticas, ferramentas e governança para ajudar sua organização a antecipar e mitigar quaisquer riscos – e para ter certeza de que o resultado final está alinhado com seus valores. Na AXA, criar ferramentas e práticas de governança não foi apenas a coisa certa a fazer, mas também ajudou a empresa a aprender mais sobre seus negócios e como pode ajudar seus clientes da melhor forma.

“Nossa responsabilidade é gerenciar adequadamente os dados que o cliente opta por compartilhar conosco”, disse Jerome Lafon, chefe de Domínio de Negócios de Carros Conectados, Inovação de Dados e Tecnologia da AXA.

Trabalhe com outras entidades

Implementar IA com responsabilidade geralmente requer colaboração com outras organizações, interação com os usuários finais e coordenação com entidades públicas. Procure a orientação de outras pessoas – e use o que aprendeu para ajudar onde puder. A organização sem fins lucrativos OceanMind trabalha com parceiros para entender o impacto da atividade humana nos oceanos.

Kanit Naksung, diretor da Divisão de Quarentena de Peixes e Inspeção de Embarcações de Pesca do Departamento de Pesca da Tailândia, que tem parceria com a OceanMind, afirma: “Podemos usar IA para ajudar a fazer cumprir a lei de pesca e ajudar as autoridades a tomar melhores decisões”.

Prove e dimensione

Quando ver que algo funciona, invista na expansão de sua organização. Dedique recursos para avaliar soluções de IA e desenvolver estratégias para expandir seu alcance. Na DHL, isso significava construir a infraestrutura certa e, em seguida, fornecer suporte e comunicação para ir da prova de conceito à produção.

Markus Voss, CIO e COO da DHL Supply Chain, afirma: “Em quase todas as nossas instalações, estamos implantando essas soluções digitais maduras. É minha visão fazer com que cada cliente, cada local e cada um de nossos funcionários sintam que o mundo está mudando na cadeia de suprimentos.”

Priorize para o maior impacto

Você não pode resolver todos os problemas de uma vez, então priorize seus esforços, explorando os custos e benefícios e, em seguida, determinando exatamente como será o sucesso. Você pode descobrir, como a CSIRO, que IA é desejada em todos os lugares, mas é importante escolher com cuidado para que seu trabalho tenha um valor real.

Jon Whittle, diretor do Data61 da CSIRO, diz: “Todo mundo quer trabalhar com nossos especialistas em IA, tanto dentro da organização quanto fora da CSIRO. O perigo disso é que você seja puxado para muitas direções diferentes e não seja mais capaz de realmente fazer a diferença em qualquer área, porque você tentou fazer muitas coisas”.

Empodere todos

Boas ideias podem vir de qualquer lugar, e é por isso que a abordagem de “IA em todos os lugares” da Grab tem sido tão bem-sucedida. Funcionários não técnicos trabalham com especialistas para transformar ideias em soluções.

“Quando as pessoas aceitam e têm convicção do que você está tentando fazer com isso, você realmente revela o valor da IA”, diz Wui Ngiap Foo, chefe de tecnologia da Grab.

Coloque seus dados para trabalhar

Os dados podem ser usados de maneiras inesperadas, ajudando a aprimorar e dimensionar a experiência humana. Na WPP, os dados despertaram a imaginação e novas ideias para os designers e profissionais de marketing da empresa, empoderando-os a serem ainda mais criativos.

Di Mayze, chefe global de dados e IA da WPP, afirma: “Dados não são chatos; eles podem realmente inspirar e surpreender. E é isso que queremos, garantir que os dados e a criatividade trabalhem juntos e festejem juntos!”.

Explore mais desses clientes no Best of Business AI 2021 (disponível em inglês, francês e alemão).

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