EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Nadia Guimarães – COO – Grupo Daryus

Nadia Guimarães possui amplo conhecimento nas áreas de TI, Gestão empresarial, marketing e de pessoas, com 30 anos de experiência.

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Nadia Guimarães – COO – Grupo Daryus.

Nadia Guimarães possui amplo conhecimento nas áreas de TI, Gestão empresarial, marketing e de pessoas, com 30 anos de experiência. Em 2005, Nadia idealizou a unidade de negócios do Grupo Daryus, a Daryus Educação, que é especializada em cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Tecnologia e Comunicação. Hoje, atua como Chief Operation Officer (COO) do Grupo. Com mestrado em TI pelo Centro Paula Souza, a profissional também é pós-graduada em Qualidade e Produção Empresarial: Logística e Gestão de Processos pelo Instituto de Pesquisas Nucleares da USP (IPEN) e em Consultoria para Pequenas e Médias Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.

Confira a entrevista completa com a Nadia:

1.) (Euriale Voidela) Na última edição publicada para as melhores empresas para trabalhar, apenas, 10% delas tinham uma executiva com o título de CEO — a expectativa é que essa porcentagem suba neste e nos próximos anos. Analisando ainda os dados publicados pelo estudo, para os cargos gerais de liderança nas

150 melhores empresas, os índices são bem maiores (40%). De qualquer forma, sabemos que estes números são bem diferentes quando analisamos o mercado de forma geral.

Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças em seu segmento?

(Nadia Guimarães) Acredito que não apenas no meu segmento, mas também em todos os outros, é importante a diversidade e presença feminina no ambiente de trabalho.

Hoje, no Grupo Daryus, onde sou diretora de operações, 60% dos cargos são preenchidos por mulheres, isso aconteceu de forma natural, porque desde sempre criamos essa cultura de igualdade e de enxergar profissionais e suas qualidades e não o gênero. Espero que cada vez mais em cargos ou profissões consideradas masculinas, essa mentalidade seja instalada.

2.) (Euriale Voidela) Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C.
No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e esta presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você relata para as mulheres que desejam engraçar na área de experiência do cliente?

(Nadia Guimarães) A grande dica é estudar e se manter atualizada sempre. Durante todos esses anos me aperfeiçoei muito em técnicas de marketing digital e da neurociência e com isso consegui melhorar cada vez mais a jornada de experiência do cliente. Não podemos ter medo e temos que encarar os desafios, lembrando que o mercado muda o tempo todo e é necessário se reciclar com o que há de novo.

3.) (Euriale Voidela) “Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?”

(Nadia Guimarães) A cada ano, a data vem ganhando força e mostra a força da mulher no mercado brasileiro. Notamos muitas iniciativas para o mês de março, mas precisamos lembrar que o respeito e admiração com as mulheres, precisa acontecer o ano todo. Contudo o Dia Internacional da Mulher contribui para que mudanças, direitos e reconhecimento sejam levados em consideração.

4.) (Euriale Voidela) “Qual mensagem você gostaria para todos sobre o Dia Internacional da Mulher?”

(Nadia Guimarães) O segredo é ter coragem, estudar e não ter medo de arriscar. Reconhecer seu próprio valor e ter seus objetivos claros, a fim de alcançar seus propósitos.

5.) (Euriale Voidela) Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?

(Nadia Guimarães) O mercado de tecnologia sempre foi dominado pelo público masculino. Aos poucos, isso vem mudando, mas é algo que ainda precisa ganhar muito espaço. Segundo dados do IBGE, apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres e isso se deve pelo fato do pouco interesse feminino na área.

Desde a infância, são meninos que são motivados a estudarem tecnologia. As mulheres, normalmente, vão para áreas de humanas e isso tem que mudar e está mudando. Acredito que com incentivos e ensinamentos sobre cada profissão, logo no ensino médio, o setor abra mais oportunidade para mulheres no mercado de tecnologia.

6.) (Euriale Voidela) Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

(Nadia Guimarães) Olhar as pessoas como indivíduos e não enxergar os candidatos pelo gênero e sim pela atuação profissional, suas habilidades e pela forma como exercem sua função.

7.) (Euriale Voidela) Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia.

Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

(Nadia Guimarães) Os benefícios e ganhos são diversos, além do resultado de receita como foi citado na pergunta, mas também abrir portas para grupos que antes eram minorias, essas políticas são importantes para fazer com que o ambiente corporativo seja cada vez mais imparcial e justo em pró de todos.

8.) (Euriale Voidela) “Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações?”

(Nadia Guimarães) Não só na minha área, mas durante toda minha vida fui cercada de mulheres que nunca tiveram medo do trabalho e sempre se arriscaram, como minha vó e minha mãe e durante toda a minha vida acadêmica e profissional me deparei com mulheres que me ajudaram a atingir minhas conquistas e objetivos.

Ação especial – Março em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar