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Como o Onboarding tem apoiado os bancos digitais?

A tecnologia vem para apoiar as instituições em seus processos de validação cadastral e no relacionamento com o usuário

O avanço tecnológico tem revolucionado todos os setores da economia global. Quando pensamos no departamento financeiro, por exemplo, o surgimento de bancos digitais tem garantido à população transações financeiras mais acessíveis e transparentes, além da redução da burocracia e de taxas elevadas. Neste ponto, destacamos o processo de Onboarding.

Entre outros benefícios das fintechs, vale citar que, por se tratar de instituições que muitas vezes não possuem uma estrutura física, como no caso dos bancos tradicionais, elas funcionam 24 horas por dia e, também, de forma 100% online. Além disso, assim como nas organizações mais tradicionais, garantem segurança, conveniência, seguros, consórcios e empréstimos, entre outras funções. 

Outro aspecto extremamente importante entre os bancos digitais é a agilidade no onboarding. Neste texto, apontaremos como esse processo funciona e qual sua relevância para o dia a dia das fintechs. Acompanhem!

Influência do onboarding digital nas instituições financeiras

Ao solicitar uma abertura de conta ou novas funções, antes da liberação ou recusa por parte da instituição financeira, existe um processo detalhado de verificação cadastral, em que são analisados todos os dados do usuário para avaliar se ele está hábil a adquirir essa solicitação.

A digitalização desse processo ficou popularmente conhecida como onboarding digital. E assim como em qualquer outro processo em que se aplica a tecnologia, o onboarding digital tem sido fundamental para o dia a dia das instituições. Isso porque, com a ajuda de soluções que proporcionam uma análise mais minuciosa e eficiente, que inclui a verificação de informações em bancos de dados, por exemplo, o processo se torna mais ágil e seguro.

Os bancos digitais, por sua vez, têm em seu DNA a agilidade e comodidade. Dessa forma, para lidar com o crescimento exponencial da base de clientes nos últimos anos – em que mais pessoas desativam suas constas tradicionais para adentrarem ao universo digital – otimizar os processos nunca foi tão importante. Apenas para contextualizar, de acordo com um levantamento do UBS Evidence Lab, em 2020, pela primeira vez, a parcela de downloads de aplicativos de contas digitais ultrapassou a de instituições tradicionais, chegando a 52%.

Nesse sentido, é com o apoio soluções e plataformas automatizadas que a verificação é feita. Em poucos segundos, a máquina verifica todas as informações de um documento de identificação, o tipo de documento, as imagens contidas nele e a comparação com uma selfie, entre outros tipos de análise. 

Os benefícios do onboarding digital

Contar com o onboarding digital garante inúmeros benefícios às instituições financeiras, entre as quais valem citar: 

  1. Redução de custos, uma vez que o processo é feito de maneira rápida e automatizada;
  1. Mitigação de riscos e maior segurança, visto que toda validação é feita com o apoio de ferramentas tecnológicas. Deste modo, é possível identificar facilmente indícios de fraudes ou falhas no envio dos documentos;
  1. Produtividade do time, que terá mais tempo para realizar atividades analíticas;
  1. Melhor relacionamento com o cliente. Tendo em vista que a análise é mais precisa, é possível garantir que somente os bons clientes sejam aceitos.

Para finalizar, é importante reforçar que, para uma experiência de grande satisfação no processo de onboarding digital, contar com um parceiro referência no mercado é extremamente importante.

*Luiz Penha é co-founder e Head de Operações da Nextcode. O executivo possui vasta experiência em Infraestrutura de TI e segurança de dados. 

Sobre a Nextcode

As empresas que realizam o processo de onboarding de novos cadastros por meios digitais, necessitam de tecnologias mais seguras e eficientes, ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa. Nesse sentido, a Nextcode é responsável pela validação cadastral, por meio de análise das informações de imagens, documentos de identificação, comparação entre foto do documento e selfie (facematch) e KYC, com background-check, tornando o processo de onboarding de novos clientes mais ágil e seguro.

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