ChatbotsInovação

ChatGPT Ameaça ou Facilitador? Saiba como ele funciona

Se você não ouviu falar do ChatGPT é bem provável que estava fora da Terra nas últimas semanas. Estamos falando de um serviço lançado em novembro de 2022 pela OpenAI que alcançou, em apenas 5 dias, 1 milhão de usuários (o Instagram levou 2,5 meses para alcançar esse número).

Além de impressionar pela sua capacidade de desenvolver ou traduzir qualquer tipo de texto e responder como um humano a um grande número de perguntas, esse chatbot trouxe à reflexão o impacto que a inteligência artificial poderá causar em um futuro não tão distante. 

O que é o ChatGPT e como funciona?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de grande porte treinado pela OpenAI usando grandes quantidades de texto da internet para desenvolver habilidades de compreensão e geração de linguagem humana. A ferramenta pode ser usada para:

  • gerar textos escritos de forma natural, como artigos, histórias, descrições de produtos e muito mais;
  • traduzir textos de uma língua para outra;
  • responder perguntas de forma natural e precisa, como a busca por informações em um mecanismo de busca;
  • resumir textos longos e complexos, tornando-os mais fáceis de ler e entender;
  • gerar diálogos de forma natural, como em aplicativos de bate-papo e assistentes virtuais; Entre outras tarefas relacionadas à linguagem natural.

Os dois parágrafos que você acabou de ler foram escritos pelo próprio ChatGPT a partir de duas perguntas básicas “o que é o ChatGPT” e “o que o ChatGPT pode fazer”. Surpreendente não? É exatamente esse efeito que gerou o grande interesse pelo serviço.

De forma objetiva, esse chatbot executa ações a partir de uma orientação sua, vide o exemplo anterior. Peça para ele responder uma pergunta ou criar um texto e ele irá fazê-lo com uma linguagem natural, muito bem estruturada.

O sucesso do ChatGPT já fez a OpenIA desenvolver uma versão premium do serviço, ao custo estimado de R$ 217 mensais. A Microsoft, acionista da empresa, está planejando utilizá-lo para melhorar as respostas do Bing e o Google já anunciou o lançamento de 20 projetos com base em inteligência artificial. A ferramenta realmente estremeceu o mercado.

Ameaça ou Facilitador – O que o ChatGPT representa?

Uma das principais discussões em torno do ChatGPT é o impacto que ele pode causar em algumas profissões, principalmente desenvolvedores e profissionais de marketing, e até na educação, pois é capaz de escrever artigos científicos, fazendo com que a Revista Nature proíba o uso do serviço em trabalhos acadêmicos.

Apesar de ser um questionamento válido, cabe lembrar que, ao longo da história, novas tecnologias vieram para complementar o trabalho humano, criando novas demandas por profissionais mais técnicos, criativos ou altamente qualificados. Outro ponto importante, o ChatGPT não está imune às falhas. Entenda:

  • o chatbot falha em matemática básica, tem dificuldade em responder perguntas lógicas simples e pode criar argumentos incorretos. A própria OpenAI afirma que “ChatGPT, às vezes, escreve respostas plausíveis, mas incorretas ou sem sentido.”;
  • ChatGPT foi treinado na escrita coletiva de humanos em todo o mundo, com base em conteúdos da Wikipédia, artigos, livros e outros materiais. Ou seja, replica, nas suas respostas, os mesmo vieses que existem nos dados, podendo discriminar mulheres e até ser ofensivo a uma série de grupos minoritários;
  • a ferramenta detém o conhecimento sobre tudo que ocorreu até 2021, tem dificuldade em distinguir fato de ficção e não tem critérios para avaliar a precisão de suas respostas.

Como ele afeta o mercado de publicidade e marketing?

Para as áreas de marketing e publicidade a escrita é parte essencial do processo criativo. Por isso, diante de um serviço como o ChatGPT é normal que haja a preocupação desses profissionais em ser substituído pela máquina.

No entanto, a capacidade humana de criar não pode ser esquecida e nem subestimada. Vamos lembrar aqui: tudo o que o ChatGPT produz é com base no que ele foi treinado. Ou seja, algo que já foi escrito antes. 

Isso significa que os conteúdos produzidos por essa inteligência artificial deixam rastros e ela não é capaz de ter pensamentos originais. Se você é um profissional que trabalha na base do copia e cola, de fato, tem motivos para se preocupar, caso não, fique tranquilo. 

Na verdade, o ChatGPT pode ser um facilitador para o seu trabalho na hora de organizar ideias, melhorar um argumento ou criar uma chamada atrativa. É difícil prever o futuro da inteligência artificial, mas ele se mostra promissor e, porque não, desafiador! 

Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing & Comunicação.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Carolina Fernandes

Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, palestrante, especialista em Marketing & Comunicação, com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo entendendo as necessidades como cliente e acredita que o papel das agências do futuro seja criar soluções personalizadas para resolver as dores das marcas, do mercado e das pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar