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Customer Force destaca os desafios das mulheres de Customer Success no Brasil

Evento reforça a importância da atuação feminina no setor de Sucesso do Cliente no mercado brasileiro e traz cases inéditos desenvolvidos pelas profissionais

A cada ano, o ecossistema de Customer Success (CS) tem se fortalecido no mercado brasileiro e a comunidade Customer Force está acompanhando de perto a evolução.

Empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, de diferentes setores, têm avaliado os benefícios que esta metodologia gera aos seus clientes e ao negócio. Como resultado, elas investem na contratação de profissionais para torná-la ainda mais tática nas operações e presente nas estratégias organizacionais.

Em 2021, os cargos de Sucesso do Cliente se tornaram entre os 15 mais importantes do país, segundo pesquisa divulgada pelo LinkedIn. Mas, mesmo com esse crescimento, se compararmos a atuação de mulheres no mercado brasileiro, qual a representatividade?

O último dado apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, na atualidade, a participação feminina chega a 49,9%. Perto dos 14% ocupados em 1950, é um avanço e tanto! No entanto, esse mesmo senso nos mostra uma estatística preocupante:

A quantidade de mulheres empregadas é menor comparada aos homens. Há 70 anos, a porcentagem era de 80,8% e, há 10 anos, caiu para 67,1%. Em uma pesquisa mais recente do Instituto e publicada em 2018, 45,3% das mulheres representavam o mercado brasileiro, enquanto 54,7% eram homens.

Entender a participação das mulheres no mercado vai além da equidade: é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e a expansão da economia mundial. E isso já tem sido pauta global.

Em uma conferência do G20, algumas metas foram estabelecidas para que, até 2025, a desigualdade de gêneros nas maiores economias do mundo diminua. No Brasil, a meta é reduzir a diferença em 25%. 

Com o amadurecimento do ecossistema de Customer Success no Brasil, a 11ª edição do Customer 360º, evento realizado pela comunidade Customer Force em seu segundo ano consecutivo, destaca o papel, os desafios e a importância das mulheres que atuam em CS.

Para representá-las, a comunidade convida Alice Muller, Head of Customer Success da Zenklub e Camila Bonetti, Head of Customer Success da Feedz em painéis com mediação de Euriale Voidela, cofundadora do Customer Force. A programação abre espaço para conteúdos práticos e técnicos e uma ampla discussão sobre a representatividade feminina nesse setor.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

  • 19h30: Início das Transmissões e boas-vindas
  • 19h40: Painel Digital I: “Creditas e Zenklub: um case sobre o Cuidado da Saúde Emocional dos Colaboradores”

Alice Muller Buffo, Head of Customer Success na Zenklub

  • 20h00: Painel Digital II: “De 30 a 300 clientes! Como subir essa escada com satisfação e baixo churn?”

Camila Bonetti, Head of Customer Success na Feedz

  • 20h20: Painel Digital III – Fórum sobre a atuação e os desafios das profissionais de CS no Brasil

Mediação de Euriale Voidela, Executiva de Customer Success e Customer Experience e fundadora da Comunidade Customer Force

  • 20h45: Encerramento + Surpresas

O conceito de Customer Success cresce com velocidade em nosso país. Precisamos abrir espaço para quem desenvolve esse trabalho diariamente e encara a dor do cliente de perto – e as profissionais mulheres fazem parte dessa realidade! A diversidade no ambiente de trabalho e na própria sociedade apenas incentiva que essa área se amadureça de forma ativa e com inclusão, independenemente de gênero, raça, cor, condição social e sexo“, reforça Douglas Domingues, cofundador da comunidade Customer Force.

O evento será online e transmitido multiplataforma dia 18 de março, quinta-feira, às 19h30. Além do conteúdo, a comunidade fará um sorteio ao vivo de uma bolsa 100% gratuita do curso de Customer Success da How Bootcamps. Basta se inscrever pelo link para participar.

Garanta sua vaga e não perca! As inscrições estão disponíveis em:

https://www.sympla.com.br/desafios-das-mulheres-de-customer-success-no-brasil__1156049

Sobre o Customer Force

Fundada em janeiro de 2019 por Arthur Sarchiolo, Euriale Voidela e Douglas Domingues, o Customer Force é a maior comunidade de “CSX” do Brasil!

Apaixonada pelo consumidor, forma uma rede com mais de 12.000 profissionais de diversas regiões do país e de diferentes continentes para abordar sobre Customer Success (CS) e Customer Experience (CX) de forma personalizada e inovadora.

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Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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