Eventos e Premiações

25º Prêmio Nacional de Qualidade Vida (ABQV) reconhece 21 empresas por seus programas de excelência em saúde e bem-estar corporativo

Em cerimônia híbrida, ABQV premiou as organizações com Certificações Ouro, Prata e Bronze por suas boas práticas para se obter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) realizou, na tarde desta quinta-feira (1º/12), a cerimônia de entrega do 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV). A premiação, que este ano foi híbrida, presencial na Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo, e com transmissão ao vivo on-line pelo canal da entidade no YouTube, visa reconhecer publicamente as empresas que seguem as melhores e mais consistentes práticas de excelência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida em ambientes corporativos

Em 25 anos, o PNQV consagrou-se como a maior premiação e o mais nobre reconhecimento voltado neste campo de atuação do país, fundamentado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptado aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à Gestão das suas atividades, bem como no Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A ABQV tem por sua missão reconhecer, dar visibilidade e estimular às melhores práticas de bem-estar e promoção de saúde dos programas de qualidade de vida nas organizações e assim promover a integração dos profissionais nos processos de transformação organizacionais e sociais. Parabenizo as empresas participantes do PNQV e reforço que para ter um mundo mais saudável e com qualidade de vida é necessário um novo perfil das lideranças e é isso que vemos nessas organizações”, declarou a presidente da ABQV, Rita Passo, na abertura do evento.

O PNQV é divido em quatro categorias: Empresa de Base Nacional (organização que possua acima de 10 mil funcionários e com base em pelo menos dez estados); Grande Empresa (500 empregados); Média Empresa (entre 100 e 499 funcionários); e Micro e Pequena Empresa (organização com até 99 trabalhadores). E a certificação do Prêmio possui quatro níveis:

  • Nível 4 (Certificação Ouro — Excelência em gestão): pontuação acima de 90% dos critérios;
  • Nível 3 (Certificação Prata — Boas Práticas): pontuação entre 80% e 89% dos critérios;
  • Nível 2 (Certificação Bronze — Práticas evidentes em gestão): pontuação entre 70% e 79% dos critérios evidenciados;
  • Nível 1 (em Processo para Certificação): pontuação abaixo de 69%, inclusive dos critérios evidenciados (neste caso, as empresas passam a ser preparadas para alcançar os próximos níveis).

Superando em mais de 30% o número de empresas finalistas em relação a 2021, O PNQV2022 contemplou 21 organizações (6 Base Nacional, 14 Grande Empresa e 1 Média Empresa), com certificação e troféu em reconhecimento aos seus esforços em favor da saúde e da qualidade de vida, conforme as pontuações alcançadas divididas em três níveis: excelência em gestão, boas práticas ou práticas evidentes em gestão.

“Desde que foi criado, em 1996, o PNQV tem o objetivo de estimular e dar visibilidade às empresas que promovem ações e conseguem êxito na promoção da qualidade de vida de seus trabalhadores. Este ano, batemos o recorde de empresa inscritas e isso mostra o amadurecimento das organizações na promoção da saúde e bem-estar em seus ambientes corporativos”, destacou Sâmia Simurro, diretora de Certificação da ABQV e coordenadora do PNQV. 

As empresas finalistas apresentaram todas as evidências cientificas e também as práticas voltadas aos conceitos de ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que vêm ganhando maior repercussão no cenário corporativo global.

As empresas contempladas pelo 25º PNQV foram:

  • Abbott Laboratórios do Brasil, Accenture do Brasil, Alstom Laboratórios do Brasil, CCR S.A., Companhia Paranaense de Energia, Fundação Copel de Previdência e Assistência Social, Greenbrier Maxion Equip. Serv. Ferroviários e Petróleo Brasileiro – Petrobrás (Certificação Ouro — Excelência em gestão); 
  • Cielo S.A., Diagnósticos da América S.A. – DASA, Hospital Adventista de Manaus, Oracle do Brasil Sistemas, Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal – SEEC, TOTVS S.A., Vale Edifício Concordia e Via S.A. (Certificação Prata — Boas Práticas);
  • Grupo Marista e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Certificação Bronze — Práticas evidentes em gestão); e 
  • Ifood.com Agências de Restaurantes Online S.A., The Walt Disney Company (Brasil) e Veracel Celulose S.A. (em Processo para Certificação).

“Essa pluralidade de empresas premiadas muito nos alegra, pois isso indica uma crescente atenção que vem tomando conta delas, nos ambientes mais diversos. A ABQV, desde sua fundação, acredita que somente com profissionais saudáveis e motivados poderemos alcançar o sucesso e o desenvolvimento da sustentabilidade das organizações”, pontuou Sâmia. 

Relevância da premiação 

Desde a criação da premiação, mais de 100 organizações nacionais e globais de diferentes portes já foram contempladas pelo PNQV e mais de 600 mil vidas foram impactadas diretamente com saúde e bem-estar através de ações gerenciais e estratégias organizacionais alinhadas com a proposta de se obter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável para todos.

“As empresas buscam o Prêmio Nacional de Qualidade Vida para aprimorar suas práticas de promoção de saúde e bem-estar, fortalecer seus programas internamente através de um reconhecimento externo como uma organização que cuida de seus talentos”, ressaltou Sâmia, salientando que no PNQV as instituições não concorrem entre si, mas elas se desafiam a aumentar os níveis de seus programas de qualidade de vida e promoção de saúde e bem-estar de seus colaboradores ano a ano.

Para Cláudia Cristina C de Lima, da Fundação Copel de Previdência e Assistência Social, que pelo quinto ano participou do PNQV, destacou a importância da premiação para os novos desafios da empresas. “Superemos muitos obstáculos ao longo desses anos e essa conquista desse troféu mostra que estamos no caminho certo no cuidado de mais de 40 mil vidas”, salientou.

Angra Alves Vieira, da CCR, maior pontuadora desta edição do prêmio, declarou que “o PNQV é uma conquista coletiva que vem com muita responsabilidades, pois cuidar da saúde, segurança, do bem-estar e da qualidade vida requere seriedade e que o PNQV é o reconhecimento desse esforço”. 

A ABQV parabeniza essas empresas que nos últimos anos resolveram enfrentar o desafio de promover saúde e bem-estar, mesmo em tempos de pandemia, que exigiram de todos muita criativa e flexibilidade para rápidas adaptações para atender às necessidades dos trabalhadores nos diferentes modelos de trabalho.

Na oportunidade, também foram homenageados os mantenedores da ABQV: Arcelor Mittal, Associação Congregação de Santa Catarina, Bradesco, Hospital Sírio-Libanês, MKP Contabilidade, Semantix e Suzano, que, além de compartilharem o propósito da entidade, ocupam um papel  fundamental na sustentabilidade das atividades da Associação.

Sobre a ABQV

Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) é uma organização sem fins lucrativos, fundado em 1995, com o objetivo de estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Para atingir esta meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem estar. 

Entre os seus principais objetivos estão: promover a integração e o desenvolvimento de profissionais multidisciplinares; influenciar nos processos de transformações sociais e organizacionais em qualidade de vida; fomentar parcerias com outras entidades nacionais e internacionais, inclusive no âmbito governamental; desenvolver estudos, pesquisas balizadoras na área de qualidade de vida; promover encontros, seminários para reflexão e discussão de assuntos relacionados à qualidade de vida; divulgar informações de diferentes naturezas pertinentes à área de qualidade de vida, mostrando tendências, novidades, novos conceitos e práticas de mercado.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar