Atendimento ao Cliente

Encantar com estratégia: trate os clientes como gostaria de ser tratado

Com a crescente oferta de produtos e serviços no mercado digital, os clientes se tornaram cada vez mais fiéis, e ao mesmo tempo exigentes, em relação às suas experiências e expectativas com a marca. 

O modelo de cliente – como foco dos negócios (customer centric) – passou a ser um desafio durante o processo de outbound marketing e da gestão de experiência do cliente. Isso porque apenas conhecê-lo não é suficiente para obter o sucesso na venda. É necessário mais que isso! Primeiro é preciso tratá-lo com reciprocidade, ou seja, da mesma forma que você gostaria de ser tratado, para posteriormente criar uma conexão e o lead virar cliente. 

Investir na qualidade da relação com o possível futuro cliente e, não tratar bem somente depois que fecha no contrato, já é uma realidade, tanto que, de acordo com a Grand View Research, o mercado de serviços de Customer Experience Management vai crescer 20% ao ano e atingir USD$ 35 bilhões em 2025.

Dicas para o encantamento

Encantar com estratégia é oferecer um atendimento além do esperado, que proporcione uma experiência única.  Para atingir essa meta é fundamental que as empresas invistam no treinamento de seus funcionários de forma que possam entender as necessidades de seus clientes e os atendam com empatia e simpatia.  

Com envolvimento, comprometimento e com uma cultura focada em Customer Success (CS) é possível aprimorar a jornada do cliente. 

Para conquistar, projetar experiências e fidelizar clientes é importante que CS e User Experience (UX) estejam sempre presentes, tanto online quanto off-line, por meio do emprego de algumas técnicas:

– Excelência no Atendimento: um grande erro é ter o Customer Success só como pós-venda; 

– Não discrimine cliente: independentemente de ser grande ou pequeno, a qualidade  deve ser a mesma;

– Não tenha vergonha, nem preguiça de mostrar seu serviço ou produto na pré-venda. Ofereça teste, mas sem receio de não gerar lead;

Customer Success deve ser o mais invisível possível, mesmo no caso de teste. Evite passar o bastão entre vendas de forma que o cliente perceba;

– A qualidade com o futuro cliente deve prevalecer antes e depois de fechar o contrato;

Humanização: o relacionamento com o cliente passou por um processo de transformação. Hoje ele quer ser visto como indivíduo e não mais como número. Mesmo as empresas ‘techs’ devem oferecer um atendimento humanizado, principalmente antes das vendas.

– O mapa da jornada deve ser compartilhado com clientes de confiança. Por isso, ter um feedback dos clientes é fundamental para o aprimoramento das estratégias de encantamento.

A empatia ao se colocar no lugar do cliente e a personalização são o caminho, com foco nas necessidades e no comportamento do cliente, a empresa que conquista o envolvimento emocional durante toda a jornada do cliente consegue superar seus concorrentes com excelência, pois entendeu os seus anseios.  Sem este processo seria impossível atingir um bom case de relacionamento.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Maucir Nascimento

Maucir Nascimento é cofundador da Speedio, responsável pelas áreas de growth, comercial e marketing. Se formou em Marketing pela UNIFACS e logo tornou-se empreendedor serial tendo atuado em diversas áreas e especializando-se na área de tecnologia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar