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Entrevista Exclusiva – A transformação digital por Klecios Souza – CEO da Steck

O ano de 2020 mudou o comportamento mundial e dos consumidores de uma forma extremamente intensa. Agora em 2021, estamos vivendo uma nova realidade com o andamento das vacinas, porém muito longe do mundo que conhecíamos. Muitos dos hábitos conquistados neste período irão permanecer e outros ainda estão em plena fase de transformação. Muitas empresas, iniciaram sua transformação digital em plena pandemia e outras evoluíram muito durante este período.

Para conversamos com mais profundidade sobre a “transformaçaõ digital” neste cenário atual, convidamos o Klecios Souza – CEO da Steck, para uma entrevista excluvida.

Confira abaixo:

1.) (Euriale Voidela) “Neste cenário desafiador, qual é o melhor caminho para realizar uma estratégia de transformação digital eficiente para sua empresa e que esteja alinhada às tendências de experiência do cliente digital?

(Klecios Souza) 2020 foi um ano desafiador para todos os setores da economia. Para a Steck não foi diferente. Mas mesmo em um período delicado, impulsionamos a transformação digital com nossa campanha omnichannel. Já vínhamos nesse processo de aplicação da tecnologia para mudar processos e estratégias em busca de melhores resultados há três anos, quando apostamos na primeira experiência no ambiente digital ao montar uma loja on-line com produtos promocionais da marca.

Esse processo foi evoluindo com o trabalho desenvolvido fortemente em mídias sociais, principalmente voltado para eletricistas e engenheiros. Ano passado, em especial, nós aceleramos o processo de transformação digital. Ampliamos o número de clientes que usam nossa plataforma e tivemos uma melhora significativa na ferramenta de pedido automático, automatizando processos e garantindo eficiência operacional.

2.) (Euriale Voidela)O mundo está passando por altas transformações e a digitalização foi altamente acelerada no ano de 2020. Diante de tantas mudanças, a gestão necessitou adaptar-se a esta nova realidade organizacional e digital. Neste cenário de transformação profunda, quais são os maiores desafios para os gestores de inovação e transformação digital em 2021?

(Klecios Souza) Os maiores desafios dos gestores sem dúvida é transformar os sistemas legados em soluções robustas que atendam às necessidades dos clientes e ofereçam uma experiência diferenciada. Aqui na Steck, por exemplo, investimos em estratégia de inovação para 2021. Uma das iniciativas da empresa quer implementar esse modelo de inovação e tecnologia em um dos pilares da marca, com o objetivo de viabilizar parcerias estratégicas, incrementar tecnologias disruptivas e engajamento dos seus públicos de interesse.

A meta da companhia é fazer essa mudança de cultura na marca para aproximar e engajar os seus colaboradores, que hoje são cerca de 800. A estratégia de inovação da Steck é formada por quatro pilares, que vão impactar diretamente na estrutura da empresa, de forma positiva: Canais, Produtos, Marca e Modus Operandi (processos internos).

3.) (Euriale Voidela)O ano de 2020 impôs a transformação digital nas empresas. Um maior foco na digitalização de processos e sistemas essenciais se tornou ponto de sobrevivência para muitas empresas. Em 2021, 1 ano após o início da pandemia, o processo de maturidade na transformação digital ainda é um desafio enorme para uma grande parcela das empresas brasileiras. Quais suas recomendações para que uma empresa avalie o grau de maturidade na transformação digital? Existem indicadores para tal?

(Klecios Souza) Em 2020 com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas que não estavam inseridas no conceito de transformação digital e na importância de investimento em tecnologia e inovação, acabaram por sucumbir. Para se manter competitivo, em qualquer mercado, é essencial aumentar a produtividade, reduzir riscos e investir em agilidade e eficiência nos processos.

Em termos de tecnologia a Steck aposta fortemente em transformação digital, automação residencial e IoT. A automação residencial, por exemplo, está a cada dia facilitando mais a vida das pessoas. Novas tecnologias chegaram e trouxeram mais praticidade e comodidade ao cotidiano. Hoje já é possível que dispositivos funcionem de maneira integrada e inteligente e a companhia está de olho nessa tendência.

4.) (Euriale Voidela)O comércio eletrônico no Brasil deverá crescer 18% em 2020 alcançando a marca de R$106 milhões segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Quando analisamos o posicionamento do Brasil no cenário mundial, somos a nação em 35º lugar mais favorável para fazer negócios por meio do digital, de acordo com um levantamento realizado pela Harvard Business Review (HBR). Desta forma, é crescente a importância para as marcas possuírem uma forte identidade digital. Nesta nova realidade, o que você considera mais relevante na gestão de um bom posicionamento digital?

(Klecios Souza) Para um bom posicionamento digital é essencial que as empresas e organizações deem o máximo de atenção para se manterem vivas/em atuação. Resumidamente, é preciso apostar em novas e disruptivas tecnologias para melhorar desempenho, aumentar alcance e garantir resultados melhores. Essa estratégia precisa estar no centro das atenções das companhias. Como exemplo, podemos citar a ação que a Steck fez no final do ano passado ao apostar no ambiente digital e realizar a primeira campanha omnichannel, que contou com a parceria estratégica de 20 distribuidores.

A campanha teve como mote o direcionamento de todo o público on-line para a compra dos produtos que a Steck negociou com descontos expressivos de até 30% por meio dos distribuidores. Foi uma campanha ativada nas redes sociais, impulsionada, criamos uma landing page especial para essa ação. Além disso, os parceiros tiveram todo o apoio de material personalizado para PDV.

A campanha impactou não somente o e-commerce, mas também as lojas físicas. O site da STECK, por exemplo, teve um crescimento de 100% durante a campanha

5.) (Euriale Voidela)Estamos vivenciando um cenário extremamente crítico novamente com diversos estados brasileiros em estado vermelho, devido a pandemia. Diante do cenário, quais as tendências em transformação digital, considera importantes para 2021?

(Klecios Souza) O 5G está vindo aí e já é uma realidade. Tecnologias como machine learning, Internet das Coisas, Cloud Computing e Big Data contribuem efetivamente para a transformação digital da sociedade como um todo. O mercado precisa acompanhar essas tendências e mais do que isso, aplicar nos negócios de modo a gerar eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

Para nós da Steck, vamos concentrar os esforços em várias frentes, como na expansão das vendas no mercado latino-americano, por exemplo. Acelerar ainda mais o DNA de inovação e transformação digital da marca, além de gerenciar o portfólio de produtos, buscando aproximar ainda mais os produtos do consumidor final. Outro objetivo é fortalecer a atuação digital, ampliando a presença nos canais on-line próprios e de parceiros.

6.) (Euriale Voidela)Em considerações finais, deixe suas recomendações e sugestões para um bom planejamento de transformação digital para 2021 para o mercado brasileiro.

(Klecios Souza) Minhas recomendações é colocar a inovação como centro dos negócios. Investir em tecnologias disruptivas, olhar o mercado nacional e internacional e gerar insights valiosos do que está sendo feito lá fora.  É preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la.

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Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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