Entrevista com Especialistas

Série Especial: A Jornada do Colaborador – Letícia Colaquises

Série Especial - Entrevistas com Especialistas - Jornada do Colaborador

A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Letícia Colaquises – Coordenadora de Recrutamento e Seleção da WE CAN BR.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?

(Letícia Colaquises) -> A jornada do colaborador é um conjunto de ações que as empresas promovem para que os mesmos entendam e acreditam no propósito, sentindo-se motivados para ir em busca desses objetivos. A jornada do colaborador é uma forma de aumentar o engajamento dos profissionais e isso é possível através de uma boa cultura organizacional e gestão participativa das áreas. Através dessa jornada, o resultado sempre é um aumento de produtividade, diminuição de rotatividade e retenção dos talentos. Isso inclui desde a candidatura deste profissional, desenvolvimento no dia a dia, até quando se desliga.

(Euriale Voidela – Portal Customer) ->   Quais as etapas da Jornada do Colaborador?
(Letícia Colaquises) -> · Atração: sempre partimos do princípio de que a empresa escolhe o colaborador, mas o colaborador também deve escolher a empresa. Para que uma contratação seja bem sucedida, esses dois pontos devem convergir, caso contrario, já no princípio não temos 100%. É importante também a identificação do profissional com os valores da empresa. Como fazer para que as pessoas sintam-se atraídas pela empresa? Promovendo cultura de desenvolvimento, ambiente de trabalho aberto a sugestões e mudanças e também enfatizando os valores da marca sempre ao mercado.

· Contratação: prezar para que a nossa contratação seja feita de maneira mais eficiente possível e disponibilizar de uma equipe de consultores treinados para que possam fazer um bom atendimento ao candidato que vêm à empresa. Nesse momento, devemos sempre ter como ponto de atenção sanar todas as dúvidas possíveis referentes à nossa empresa e à vaga, para que tudo esteja esclarecido para ambas as partes. É muito importante que as expectativas de ambas as partes sejam alinhadas neste momento, para que se tenha clareza do que o profissional deve esperar da oportunidade e do que a empresa espera dele. Também nesse momento nossa equipe interna já se movimenta com o setor de TI para o preparo de todos os acessos a sistemas e materiais de trabalho necessários, para que estejam prontos na data de início do colaborador.

· Onboarding: esse é o momento chamado de “prova real”, em que tudo que foi conversado e promovido deve ser posto em prática. Para que essa experiência seja bem sucedida, nós da WE CAN BR recomendamos e promovemos uma cultura de integração no setor. Nos primeiros dias, o colaborador acompanha o seu gestor e colegas nas demandas de trabalho e nessas trocas é apresentado todo o material institucional, material de marca e afins para que o colaborador inicie em seu posto de trabalho entendendo o que move a empresa. Essa integração com os colegas promove uma visão do todo, o que no dia a dia com as tarefas individuais demoraria mais para o profissional conhecer, e é uma visão importante para o conhecimento do negócio.

· Engajamento: entendemos que colaboradores engajados contribuem para o sucesso da empresa. E a melhor maneira de promover isso é uma gestão ativa horizontal, participação dos colaboradores em decisões que os competem, cultura de reconhecimento, aprimoramento de tarefas e cultura de desenvolvimento. · Treinamentos: entendemos que para um time estar em constante alta performance é necessário estar em constante treinamento e isso não significa mensalmente estarmos ativamente em busca de cursos, treinadores etc. É promover uma cultura diária em que os gestores estão atentos a melhorias que podem ser promovidas nos processos e ter a disciplina de sempre buscar maneiras mais eficientes para otimizar o trabalho de sua equipe. Além disso, os próprios colaboradores podem contribuir no treinamento de seus colegas, com suas fortalezas, promovendo assim o crescimento de todo o time.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?

(Letícia Colaquises) -> O processo seletivo é muito importante nessa jornada, pois devemos sempre ter em mente se o candidato vibrou ou não ao se tornar um colaborador. Afinal, será um porta-voz de nossa marca. Então, tendo em vista que é o primeiro contato direto com a empresa, devemos sempre fazer com que essa experiência esteja alinhada com o que queremos transmitir enquanto empresa. Também é importante o alinhamento interno com a equipe de seleção. Como contamos com atendimento nacional, sempre zelamos para que nossos consultores em todas as áreas do Brasil entreguem o mesmo nível de atendimento aos candidatos, para que assim essa parte da jornada do colaborador seja padronizada. Na seleção, o profissional tem a oportunidade de entrar no contexto dessa empresa que almeja ser colaborador e temos, como Seleção, a responsabilidade de mostrar como será esse dia a dia e o que se espera dele, para que decida em seguir ou não com a oportunidade e também para que possa assumir o compromisso de seguir com a expectativa da empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?

(Letícia Colaquises) -> Acredito que a jornada do colaborador não necessariamente deva ser algo que tenha que estar “escrito na parede” ou ser feito como um processo robotizado a ser seguido. Nós da WE CAN BR já tínhamos essa cultura há muito tempo em nosso DNA. De forma natural, sempre se teve um cuidado para que a experiência dos colaboradores, desde a contratação até durante o trabalho prestado, fosse boa. Visualizo que as empresas que conseguem seguir isso, de forma natural, com os gestores e equipes acreditando nesse projeto, o resultado sempre vai ser pessoas engajadas, que contribuem com o resultado da empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?

(Letícia Colaquises) -> É interessante fazer pesquisas com os colaboradores para que a empresa sempre possa ouvir da equipe como está o clima. A visão dos gestores muitas vezes pode não ser a mesma do que está ocorrendo na ponta. Além disso, é importante acompanhar a rotatividade, pontualidade e o desempenho dos colaboradores. Essas pesquisas podem ser feitas de maneira formalizada, mas no próprio acompanhamento do líder com o colaborador é possível, com uma gestão aberta e permitindo a participação, ouvir e tratar os pontos de melhoria e sucesso.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?

(Letícia Colaquises) -> O processo deve ter transparência e mostrar ao profissional o todo da oportunidade, não somente as atividades a serem realizadas, mas a realidade da área, desafios e o que se espera do profissional. Além disso, é importante compartilhar cultura e valores da empresa. A Seleção precisa ter clareza não somente do perfil técnico esperado para assumir a função, mas na avaliação também é importante a ciência de quais comportamentos serão importantes para adaptação com o cargo que este profissional irá preencher.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?

(Letícia Colaquises) -> As empresas devem conseguir transmitir primeiramente para os seus colaboradores quais são os seus valores. Estes, acreditando na empresa, já irão ser porta-vozes, comentando com ex-colegas de trabalho, amigos, familiares e assim já vai se formando um reconhecimento de marca bacana para essa entidade. Além disso, deve sempre se promover um cuidado com os seus clientes, colaboradores e fornecedores, para que todos que giram em torno da empresa tenham a sua experiência como única. A primeira impressão é a que fica: se você inicia um jogo perdendo, dificilmente irá ganhar. Como já sinalizado anteriormente, além da empresa escolher o profissional, este também deve escolher a empresa, para isso, a Seleção deve transmitir as informações da empresa e vaga de forma clara e transparente.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?

(Letícia Colaquises) -> Os passos principais são fazer a equipe entender a importância do trabalho e da escolha do colaborador que estará para iniciar na empresa. Com isso alinhado, a integração já sobe de nível e a pessoa entra já com o time entendendo que deve abraçar esse novo colaborador. Além disso, deve estar claro aos atuais colaboradores o quão importante é para o novo entender todos os processos, para que assim ele possa atuar de forma eficiente na empresa. Na fase de integração, a parte institucional é muito importante, para que esse novo colaborador entre já engajado, entendendo o DNA da empresa, seus processos, seus clientes, seus serviços etc. A melhor maneira de motivar um colaborador é fazer com que ele entenda 100% o porquê daquele trabalho. Na WE CAN BR, quando a pessoa inicia, já recebe o seu código de conduta para que, em minutos, entenda o que queremos, aonde vamos e o que fazemos diariamente.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?

(Letícia Colaquises) -> Em primeiro lugar, o líder deve ter ciência de que tem esse papel importante e de responsabilidade nesta jornada. Liderar é olhar para pessoas e não somente para processos. A observação e escuta deste time deve ser algo que este líder precisa se preocupar, para ter ações coletivas e individuais que melhorem a experiência destes profissionais, em que estará olhando para sua equipe e vendo maneiras de otimizar o trabalho de todos e aumentar a vontade, a cada dia, de entrega do time. Além disso, é importante que seja exemplo para sua equipe, um profissional que possa propagar os valores e cultura da empresa. O líder precisa influenciar.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?

(Letícia Colaquises) -> Procure pesquisar sobre a empresa e aproveitar a oportunidade do processo seletivo para entender não somente sobre as condições de remuneração e carga horária, mas olhar para os valores, cultura, dia a dia, equipe e o que a empresa está esperando do profissional que ocupará a vaga. Esse entendimento fará toda a diferença para que possa optar pela oportunidade e preparar-se para o novo desafio.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:

(Letícia Colaquises) -> A experiência do profissional com a empresa é algo que cuidamos como empresa e uma preocupação que está em nossa cultura. Para o candidato, o momento da entrevista não é somente para responder perguntas e sim também para questionar e ter clareza da proposta em todos os âmbitos. Não há problema em solicitar um espaço para essas perguntas, caso algo não tenha sido esclarecido, para que assim tenha ciência do desafio que ocupará. Para o entrevistador, cuide da experiência desse candidato e tenha as informações para tratar com esse candidato. Assim, será mais eficiente em sua avaliação e não terá foco apenas na aprovação e sim na retenção. Para o colaborador, procure dar o seu melhor e contribua com ideias para que a empresa possa crescer, pois assim todos crescem juntos. Para o Líder, ouça o colaborador e o deixe contribuir para melhorias e melhor experiência de todos no dia a dia da empresa.

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