Comunicação Interna

Inteligência Artificial no ambiente de trabalho: o futuro da comunicação empresarial

Com foco em um relacionamento mais ágil e personalizado, IA vem promovendo grandes mudanças na comunicação corporativa com os clientes e colaboradores

A comunicação organizacional sofreu grandes mudanças ao longo dos últimos anos. O surgimento de novos recursos a partir da evolução tecnológica impactou de forma significativa o ambiente de trabalho, promovendo, assim, inúmeras alterações no relacionamento entre as equipes e, também, com o público, tendo a Inteligência Artificial papel crucial nesta jornada de transformação.

Graças a esses avanços tecnológicos, diversas empresas conseguiram aprimorar seus processos internos, elevar a qualidade dos serviços e ganhar competitividade. Porém, mais do que isso, o uso de recursos, como a Inteligência Artificial no ambiente corporativo, trouxe novas possibilidades de se fazer negócio. Se antes as limitações geográficas e humanas poderiam ser um entrave à atuação das empresas, agora, isso já não é mais um problema. 

Atualmente, a informação chega em todos os lugares, a qualquer tempo e de forma clara e objetiva. Além disso, os limites humanos deixaram de ser um problema, pois, o desenvolvimento de robôs para automação de atividades repetitivas, bem como os softwares de gestão, otimizaram a rotina operacional dos colaboradores.

Com isso, os modelos de comunicação antigos foram cedendo espaço aos novos. Reuniões presenciais foram adaptadas para o ambiente online e o contato com os clientes ganhou vários canais de interação como as redes sociais, eliminando, dessa forma, a exclusividade do contato telefônico. 

Todas essas mudanças que aconteceram ao longo dos últimos anos e que devem seguir em evolução, foram fundamentais para que as companhias se atualizassem quanto aos novos desafios do futuro, em que, além da alta competitividade, precisam lidar também com um perfil de público mais exigente, que preza por agilidade no atendimento e comunicação, bem como, serviços que atendam plenamente todas as suas expectativas.

Assim, a comunicação com o cliente precisa acontecer de forma rápida e em canais que ele tenha acesso, por isso a importância da multiplicidade de canais. A utilização de plataformas personalizadas, como as CDPs para coletar, unificar e gerenciar os dados dos clientes, é outro recurso que ajuda a melhorar as experiências dos usuários.

É neste contexto de intensa transformação no modelo de comunicação das empresas que a Inteligência Artificial vem moldando as dinâmicas de relacionamento interno e externo, trazendo novos recursos agregadores que possibilitam uma experiência mais personalizada e inovadora, tornado as interações mais fluídas e facilitando a construção de vínculos com o público.

Isso só é possível porque a IA aumenta, de forma exponencial, a assertividade nos processos internos. Seja por meio da análise de dados, seja pela projeção futura de múltiplos cenários ou, até mesmo, pela automação de atividades. O fato é que a tecnologia se tornou imprescindível no ambiente de negócios e as mudanças provocadas nos pontos de contato refletem uma necessidade do setor empresarial de atualizar suas estratégias de comunicação.

Dessa forma, tendo em vista a popularização dos dispositivos móveis, bem como dos meios de acesso ao público, o mercado precisou atualizar-se para conseguir se comunicar com seus clientes e, também, para conquistar novos perfis de consumidores. Por isso, o investimento em tecnologia virou tendência nas empresas, mas não apenas como uma solução pontual.

Pelo contrário, a Inteligência Artificial se atualiza constantemente para ser útil em diferentes contextos e situações. Com isso, a tecnologia vai evoluindo em sintonia com os próprios avanços da sociedade, tanto na sua forma de se comunicar, quanto nas mudanças de perfis.

Por fim, é importante destacar, mais uma vez, o papel crucial da tecnologia no processo de aprimoramento da comunicação com os clientes e os próprios colaboradores. Somente com o apoio da Inteligência Artificial foi possível desenvolver novas formas de abordagens e estratégias de interação com o público. As mudanças que ocorreram ao longo dos anos também foram importantes, mas não há dúvidas de que elas seguirão acontecendo por um motivo bem objetivo, tornar o relacionamento com os usuários cada vez mais personalizado, eficiente e ágil.

*Fabrício Beltran é Founder e Head de Inteligência Artificial da Nextcode. Formado em Tecnologia de Dados, com pós-graduação em Big Data e Desenvolvimento Móvel, o executivo possui vasta experiência com projetos voltados à tecnologia e inovação.

Sobre a Nextcode

As empresas que realizam o processo de onboarding de novos cadastros por meios digitais, necessitam de tecnologias mais seguras e eficientes, ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa. Nesse sentido, a Nextcode é responsável pela validação cadastral, por meio de análise das informações de imagens, documentos de identificação, comparação entre foto do documento e selfie (facematch) e KYC, com background-check, tornando o processo de onboarding de novos clientes mais ágil e seguro. Saiba mais em: https://www.nxcd.com.br/

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