Entrevista com Especialistas

Série Especial: A Jornada do Colaborador – Simony Morais

A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Simony Morais, Diretora de Gente e Gestão da Locaweb Company.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?

(Simony Morais) ->  A Jornada do Colaborador é o conjunto de experiências que as pessoas têm ao longo de sua história com a marca empregadora, desde o seu primeiro ponto de contato até o fim do vínculo de trabalho com a empresa. Ou seja, é o ciclo de relação entre o colaborador e a empresa. Ela é composta por diversas ações, práticas e experiências que reforçam a cultura organizacional, valores e propósito da companhia.

(Euriale Voidela – Portal Customer) ->   Quais as etapas da Jornada do Colaborador?

(Simony Morais) ->  As etapas podem variar de empresa para empresa, mas as principais são: Atração e Recrutamento: é a etapa inicial da relação com a marca e está diretamente relacionada em como a empresa se posiciona diante dos profissionais que ela deseja atrair e recrutar.

Nessa etapa como ela se comunica com o colaborador e dá feedback é uma experiência super relevante para a jornada.

Onboarding: acolhimento do profissional que embarca no dia a dia da empresa, em uma nova cultura, novas ferramentas para desenvolver seu potencial completo.

Desenvolvimento: desenvolvimento pessoal e de carreira por meio de jornadas de aprendizado personalizadas, que tenham alinhamento com as motivações e habilidades de cada pessoa, com trilhas que se conectem com a realidade da empresa e colaborador.

Engajamento: práticas que promovam oportunidades, reconhecimentos e méritos, além de comunicação clara e transparente, contribuindo para relacionamentos de confiança que contribuam para o crescimento e desenvolvimento junto ao negócio.

Separação: encerramento do ciclo, seja por decisão da empresa ou por opção do colaborador. Nesta etapa, é importante que todos os processos sejam humanizados e proporcionem uma experiência positiva, oferecendo espaço e ações em que a pessoa possa compartilhar sua visão sobre a jornada e possíveis pontos de melhoria.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?

(Simony Morais) ->  O processo seletivo é a primeira experiência concreta de contato com a empresa que a pessoa tem. Por isso, é muito importante que essa experiência transmita com clareza a cultura organizacional e os valores, é preciso que seja encantadora, para que ela sinta vontade genuína de fazer parte da empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?

(Simony Morais) ->  Mapear a jornada do colaborador é essencial para ter uma gestão mais estratégica, pois é possível entender as necessidades das pessoas e proporcionar melhores experiências ao longo da jornada. Empresas que possuem a jornada mapeada estão em um nível mais avançado de maturidade, pois conseguem visualizar claramente todos os pontos de contato e atuar com foco em gerar encantamento.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?

(Simony Morais) ->  Em cada etapa, é importante que tenhamos um termômetro da experiência das pessoas. Em recrutamento, acompanhamos o índice de satisfação (NPS) do processo seletivo com as pessoas candidatas. Internamente, também aplicamos uma pesquisa com as lideranças responsáveis pelas vagas, para que possam contar como foi a experiência com nosso processo seletivo. Já no onboarding, também aplicamos pesquisas que avaliam como foram os primeiros dias, a interação com o gestor e com as áreas, se há dúvidas com relação aos benefícios, sistemas, processos, quais os pontos de melhorias e como a pessoa tem sido acolhida. Nas etapas de desenvolvimento e engajamento, aplicamos anualmente as pesquisas de clima GPTW e FEEx, que avaliam a visão do colaborador com relação ao clima, cultura, liderança e práticas de gestão. Outro indicador importante é o índice de lealdade das pessoas com a nossa marca, medimos trimestralmente o eNPS (employee Net Promoter Score) para identificar a experiência com relação a jornada, liderança, além de avaliar também a percepção de orgulho com relação a nossa marca e produtos.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?

(Simony Morais) ->  Um processo seletivo humanizado e transparente é essencial, ele deve ser leve e trazer clareza sobre a empresa, cultura, posição, desafios, oportunidades e etapas de seleção que ele irá percorrer até o feedback final. Falando em feedback, seja ele positivo ou negativo, é uma importante etapa do processo seletivo, pois minimiza desalinhamento de expectativas e cria um relacionamento muito mais próximo entre empresa e candidato, tornando a marca muito mais relevante quando a pessoa recebe informações construtivas sobre seu perfil.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?

(Simony Morais) ->  É preciso um trabalho em conjunto com as áreas de comunicação e marketing para trabalhar a marca empregadora. Além de clareza na divulgação das vagas, é preciso utilizar todos os pontos de contato para atrair talentos que tenham fit com a cultura da empresa. Ou seja, aproveite os canais para divulgar o que acontece na empresa, compartilhar as oportunidades disponíveis, contar histórias de colaboradores, iniciativas, o que a empresa entrega para o mundo, para ter um bom alcance no mercado e criar um desejo legítimo de pertencimento.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?

(Simony Morais) ->  Temos que seguir com o encantamento do candidato que se torna um colaborador, apresentando a empresa, contando o que temos aqui, qual nossa cultura, valores, ações/programas que ele irá participar, de forma que ele se sinta pertencente a empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?

(Simony Morais) ->  O líder precisa ter claro o desafio de cada colaborador do time, acompanhar a performance, dar feedback, construir um plano de carreira e propiciar rituais para que eles tenham uma relação de confiança.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?

(Simony Morais) ->  Mergulhe no autoconhecimento, pense no que você é bom e o que tem de melhor para contribuir com o mundo/mercado. Com base nas suas fortalezas, busque oportunidades de trabalho onde terá a possibilidade de colocá-las em prática, estude a empresa que você irá se candidatar e quando for convocado para o processo seletivo, tenha claro o porquê você quer aquela vaga.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:

(Simony Morais) ->  Você é o autor da sua carreira, cuide dela para que seja uma jornada de aprendizados e conquistas.

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