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4 dicas para atrair novos clientes

Definir o segmento e se posicionar nas redes sociais são essenciais para se destacar

Você espera que as pessoas indiquem o seu trabalho para outras e acredita que essa é uma boa estratégia para atrair novos clientes para o seu negócio? Bom, se essa é a única fonte de captação do seu empreendimento, você está perdendo a oportunidade de captar bons clientes por meio de campanhas de marketing mais ativas. 

Sem dúvida, a indicação é muito importante para qualquer negócio, mas não deve ser a única porta de entrada de clientes. Afinal, quando isso acontece, você deixa na mão de outras pessoas parte essencial do seu trabalho como gestor: garantir a entrada de clientes para que o faturamento alcance a meta e que, assim, você possa conquistar seus sonhos a partir do resultado de seu próprio trabalho.

Então, o que fazer? Como agir ativamente na busca por novos clientes? Apesar da grande quantidade de conteúdo que se aprende nas faculdades, as noções de marketing ainda não fazem parte das grades curriculares de boa parte das graduações. Contudo, o marketing é imprescindível para que se tenha sucesso com seu empreendimento.

Matheus Marcondes, CEO da Smile University e especialista em marketing, aponta quatro dicas de como de captar clientes:

  • Definição do segmento e do foco do negócio

Uma das primeiras estratégias para atrair novos clientes é deixar claro qual é a sua especialidade e se concentrar neste ponto na divulgação do empreendimento. Assim, ao criar uma campanha de marketing para captar clientes, priorize e destaque os seus diferenciais, fortalezas e especialidades. 

  • Estabelecimento do público-alvo

Seu público preferencial vai guiar a sua comunicação. Logo, é essencial que você defina quem ele é. Para isso, pesquise entre seus clientes atuais informações de perfil que incluam idade, gênero, local, faixa de renda e outros dados importantes para você. Considere também elementos como as dúvidas que os clientes possuem sobre o seu produto ou serviço e o que fez com que eles escolhessem você e sua empresa.  

  • Presença nas redes sociais

As redes sociais são obrigatórias para uma boa relação com seu público e para divulgação do seu produto ou serviço. São ferramentas poderosas para atrair novos clientes. Na lista das principais plataformas estão Facebook, Instagram, Youtube e TikTok. Lembre-se de interagir com os seguidores, respondendo às perguntas e aos comentários.

  • Uso de variados canais de marketing

Adote um mix de ações incluindo otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo (com produção de conteúdo autoral e relevante), anúncio pagos e segmentados e e-mail marketing. Sobre a produção de conteúdo, crie e compartilhe materiais autorais, relevantes e informativos. Isso pode incluir artigos de blog, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo que sejam interessantes e informativos para os clientes em potencial. Isso vai te ajudar a se posicionar como uma autoridade e atrair clientes em busca de informações e soluções para suas necessidades. 

Outras ações relevantes são as parcerias com influenciadores locais e a criação de um site próprio para o seu negócio. Mas fique atento: no caso das parcerias com influenciadores, é preciso saber quem é o influenciador ideal para suas campanhas, entender se ele é relevante para o seu público ideal, avaliar o tipo de conteúdo que produz e, por fim, criar uma boa campanha em conjunto o influencer.

Já a criação de um site é uma oportunidade de melhorar os resultados de posicionamento em mecanismos com o Google. Além disso, o espaço serve para você a compartilhar sua história, os depoimentos de seus clientes, seus dados de contato, além de oferecer resposta às dúvidas dos clientes e mais.

Além disso, você também pode incluir marketing offline, como participação em eventos. Todo este conjunto de ações ajudará a divulgar e fortalecer a imagem de seu negócio junto aos seus públicos de interesse.

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