CustomerMarketing Digital

O que é o marketing 5.0 e como aplicá-lo?

O Marketing 5.0 já é realidade. Ele nasce como uma evolução da disciplina de Marketing, uma adaptação provocada pelas inovações tecnológicas e diversos fatores que transformam a realidade da sociedade mundial, assim como a Pandemia da Covid-19, que motivou o isolamento social e medidas restritivas, o que fortaleceu ainda mais o mundo digital.

As pessoas passaram a consumir produtos e serviços digitais e, em resposta, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente a uma nova realidade.

Na contramão desse movimento, quem não se inseriu no ambiente online acabou enfrentando grandes dificuldades para se manter vivo no mercado. O cenário acelerou as mudanças iniciadas pela popularização da internet, o que fez o Marketing evoluir e atingir a escala 5.0. É um novo conceito, que une a tecnologia e o ser humano.

Quando pensamos em Experiência do Usuário, as inteligências humana e artificial devem se unir, assim, enriquecendo e contribuindo para minimizar pontos negativos e impulsionar as mudanças importantes no mercado e na sociedade.

AFINAL, O QUE É O MARKETING 5.0?

Podemos dizer que é um movimento conceitual, uma combinação entre tecnologia e fator humano, a fim de atrair, conquistar e ganhar a lealdade dos clientes. Seu objetivo principal é aproximar marcas e consumidores de forma sólida, esse processo é apoiado por uma interação homem-máquina. A máquina aparece no processamento de dados, coleta de informações e gestão de conteúdo. No pensamento estruturado, descoberta de padrões, uso da lógica por algoritmos e escalabilidade de tarefas repetitivas e programáveis. Já o aspecto humano retém ruídos, desenha insights, desenvolve sabedoria, promove a divergência de pensamento e encontra soluções fora da caixa. Isso também se vale da empatia para se colocar no lugar do outro, criar conexões poderosas e estimular o senso comum.

Devemos pensar no cenário atual e futuro, onde marcas precisam se conectar e se comunicar com o publico de diversas formas, estando muito mais atentas às suas necessidades. Para chegar até esse ponto, o Marketing vem se transformando e evoluindo. Assim como a tecnologia evoluiu, a técnicas utilizadas também precisaram se adequar a um mercado com novos tipos de consumidores. Nesse novo cenário, o Marketing torna-se mais humanizado e centrado em dados.

O cenário da Covid-19 causou transformações impactantes na vida das pessoas e isso reforçou a relevância do Marketing 5.0. A pandemia certamente será controlada em algum momento, mas os empreendedores precisam ter em mente que as mudanças provocadas pelo vírus no ambiente e no mercado vão permanecer, o que será configurado em um “novo normal”.

Segundo Philip Kotler, uma das maiores autoridades no mundo sobre o assunto, devido ao Corona Vírus, o Marketing moderno passa a caminhar lado a lado com a inovação. Esse novo conceito é definido como Ready to Change (Pronto para Mudar). Neste cenário, as empresas precisam praticar a criatividade e a experimentação para sobreviver em um mercado que será cada vez mais “mutante”.

A partir de agora duas capacidades serão mais valorizadas: 

  1. Identificar a oportunidade e/ ou risco de interrupção dos processos;
  2. Analisar os cenários e planejar ativamente.

Recomendo a leitura do livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade” lançado em 2021 pelo próprio Kotler, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Nessa publicação, os autores detalham como os profissionais podem acompanhar os avanços tecnológicos, a mudança no comportamento do cliente e novos modelos de negócios.

O livro é estruturado em três partes:

A primeira começa com uma análise sobre como as mudanças geracionais criaram um tipo de comportamento do consumidor e como superar as diferenças que dividem o público, incluindo a desigualdade econômica e conflitos políticos.

A segunda parte define o momento atual, detalhando como empresas de todo o mundo tomaram direções estratégicas a fim de lidar com novos modelos de negócios.

E a terceira, que explora a realidade do desenvolvimento rápido da tecnologia nas áreas de inteligência artificial, a internet das coisas, a onipresença de sensores, realidade aumentada e virtual.

O livro aborda os tópicos importantes para entender o momento do marketing, tais como:

  • – Inteligência artificial para automação de Marketing;
  • – Marketing mais ágil;
  • – Marketing de “segmentos de um”;
  • – Uma tecnologia contextual;
  • – Reconhecimento facial e tecnologia de voz;
  • – O futuro da experiência do cliente;
  • – Contação de histórias em diversos tipos de mídia;
  • – A entrega de serviço no formato “Seja-o-que for-Sempre-que-Onde-quer-que”;
  • – Modelo de negócio “Tudo como um serviço”;
  • – Internet das coisas e Blockchain;
  • – Marketing de realidade virtual e aumentada;
  • – Ativismo corporativo.

Nesse desafio, a capacidade de se adaptar é uma das competências mais exigidas, pois será preciso conduzir sua marca ou empresa a um novo formato de Marketing sem se descuidar do público ou afetar a própria essência. O mercado passa por uma verdadeira revolução cultural, cada vez mais os clientes preferem negociar com empresas que os representem e se mostram preocupados com os valores que elas defendem. Iniciativas pautadas pela responsabilidade social e ambiental crescem em importância. O público entendeu seu valor perante as marcas e a tendência é que isso seja utilizado em favor das mudanças que eles consideram relevantes.

Cuidar das necessidades dos clientes em meio à crise torna se uma necessidade para fornecedores de produtos e serviços. Em contrapartida, quem se adaptou tem tudo para sair dela ainda mais forte e com uma recuperação mais rápida.

Fontes:

Livro: Marketing 5.0: Technology for Humanity por Philip Kotler  (Autor), Hermawan Kartajaya (Autor), Iwan Setiawan (Autor)

Blog: FIA – LabMKT

Sobre o autor:

MÁRCIA FLORES RECHE – Consultora Master – Customer Centric Consulting

20 anos de atuação na Área de Atendimento, Experiência do Cliente, Call Center. Experiência em jornadas de Clientes, Customer Experience e Customer Success, Gestão Empresarial, Áreas de Operações de Atendimento, Relacionamento ao Cliente, Comercial, implantação de projetos/novas operações.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Márcia Flores

Consultora de Customer Experience e Customer Success | Sócia Fundadora Customer Vagas - 30 anos de atuação na Área de Atendimento, Experiência do Cliente, Call Center. Experiência em jornadas de Clientes, Customer Experience e Customer Success, Gestão Empresarial, Áreas de Operações de Atendimento, Relacionamento ao Cliente, Comercial, implantação de projetos/novas operações. Carreira desenvolvida na área de Relacionamento com Clientes, em empresas de destaque: Customer Centric Consulting, DASA - Diagnósticos da América, Algar e Credicard. Experiência na gestão de projetos e operações de Centrais de Atendimento ao Cliente (Gestão de Negócios Call Center e Comercial) e Relacionamento com Cliente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar