Eventos e Premiações

Datafolha aponta marcas mais lembradas pelos brasileiros na 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind

Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung foram os destaques da premiação, consagradas como vencedoras do “Top do Top”. Confira os vencedores, em mais de 80 categorias

A cerimônia de premiação da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, realizada na noite de ontem (25), revelou as marcas que estão na ponta da língua dos consumidores brasileiros como as mais lembradas. Os destaques ficaram para Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung, contempladas na categoria especial “Top do Top”. A gigante sul-coreana dos eletrônicos foi protagonista durante a celebração ao conquistar outros prêmios nas categorias “Aparelho de TV”, “Computador e Notebook” e “Smartphone e Tablet”, além das categorias especiais “Top Confiança” e “Top Inovação”. A festa no Tokio Marine Hall teve apresentação de Lilia Cabral e Nany People, marcando a volta presencial do evento, interrompido em 2020 devido à pandemia.

As categorias regionais contemplaram Cristal, no “Destaque Região Centro-Oeste”; Pitú e Primor, no “Destaque Região Nordeste”; Havaianas, no “Destaque Região Norte”; União, no “Destaque Região Sudeste”; e Melitta, no “Destaque Região Sul”.

A noite também foi especial para marcas como Adidas, Nike e Samsung, contempladas no “Top Confiança”; Risqué, no “Top Feminino”; Havaianas, no “Top Masculino”; além de Natura e Ypê, no “Top Preservação do Meio Ambiente” e “Top Sustentabilidade”. A Ypê também levou o “Top Performance”, categoria vencida pela empresa com o maior crescimento em percentual em relação à pesquisa anterior.

Desde 1991 no mercado, quando começou aferindo 12 categorias, a pesquisa de lembrança de marcas feita pelo Datafolha é a principal do país. Segundo Luciana Chong, diretora do instituto, o Prêmio Folha Top of Mind se mantém relevante em 32 anos de trajetória por identificar mudanças de comportamento dos consumidores, bem como transformações no ambiente mercadológico. “Mais do que uma referência em recall sobre produtos e prestadores de serviços, o reconhecimento evidencia percepções e sentimentos de um público com demandas cada vez mais desafiadoras às empresas. Esse movimento que inclui questões ambientais, bem como de inclusão e diversidade, exigindo das organizações propósito claro, bem comunicado e conectado às práticas, para manterem-se relevantes no dia a dia das pessoas”, ressalta.

Renovação – Nesta edição, 84 categorias foram pesquisadas, sendo 16 inéditas, ou seja, há renovação significativa dentro da iniciativa. As novidades na premiação são: “Alívio de Azia e Má Digestão”; “Amaciante de Roupa”; “Aplicativo de Turismo”; “Atacadista”; “Bicicleta”; “Cera e Lustra Móveis”; “Chocolate”; “Coloração para os Cabelos”; “Conexão 5G”; “Fralda Descartável”; “Linguiça Calabresa”; “Máquina de Café em Cápsula”; “Maquininha de Pagamento”; “Posto de Gasolina”; “Sandália”; e “Sensibilidade dos Dentes”.

A pesquisa do Prêmio Folha Top of Mind realizou 7.701 entrevistas nesta edição, entre 2 e 13 de agosto de 2022, considerando a população a partir dos 16 anos, de todos os sexos e classes sociais, em 197 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Nesse processo, os pesquisadores utilizam avião, carro, moto, ônibus e, até mesmo, barco para representar a pluralidade regional do Brasil ao máximo.

Sustentabilidade – A revista especial, com o mesmo nome do prêmio, circula hoje (26) junto com a edição da Folha de S.Paulo. A publicação deste ano tem recorde de páginas e traz a sustentabilidade como tema central, apresentando diversos olhares sobre como o universo das empresas está lidando com as preocupações em relação ao planeta. Desta forma, coloca no centro das atenções as ações práticas das corporações para minimizar os impactos na natureza.

Entre os assuntos abordados estão utilização de recursos hídricos, compensação de carbono e projetos que envolvem replantio, bem como as iniciativas para comunicar essas atividades à sociedade. Outra reportagem aborda a aliança de grandes marcas com ONGs protetoras da fauna brasileira. Além disso, a redação convidou integrantes do World Wide Fund for Nature (WWF) e da Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolver conteúdos analíticos.

Confira a lista dos ganhadores do Folha Top of Mind 2022:

CATEGORIAS:

Top do TopCoca-Cola, Nike, Omo e Samsung
Top ConfiançaAdidas, Nike e Samsung
Top FemininoRisqué
Top InovaçãoSamsung
Top MasculinoHavaianas
Top PerformanceYpê
Top Preservação do Meio AmbienteNatura e Ypê
Top SustentabilidadeNatura e Ypê

Destaques Regionais:

Destaque Região Centro-oesteCristal
Destaque Região NordestePitú e Primor
Destaque Região NorteHavaianas
Destaque Região SudesteUnião
Destaque Região SulMelitta

Categorias : ALIMENTOS

AçúcarUnião
AdoçanteZero-Cal
ArrozTio João
Café em PóPilão
CarneFriboi
ChocolateNestlé
FeijãoCamil, Kicaldo e Tio João
Iogurte GregoDanone e Vigor
LeiteNinho
Linguiça CalabresaSadia
MacarrãoAdria
MacarrãoGalo
MargarinaQualy
Molho de TomateElefante
Pratos CongeladosSadia
RequeijãoVigor
Tempero ProntoSazón

Categorias : BEBIDAS

Cachaça51
VodkaSmirnoff
WhiskyJohnnie Walker Red Label e White Horse

Categorias : Dia a Dia e Uso Pessoal (Saúde, Higiene e Beleza)

Absorvente FemininoSempre Livre
Alívio de Azia e Má DigestãoEno
Coloração para os CabelosCor&Ton, Koleston e L’Oréal
CosméticosAvon, Natura e O Boticário                   
Cuidados para o BebêJohnson & Johnson
Esmalte de UnhaRisqué
Fralda DescartávelPampers
Medicamento GenéricoEMS e Medley
Pasta de DenteColgate
Plano de SaúdeUnimed
Protetor SolarSundown
Sensibilidade dos DentesColgate

Categorias : Produtos para Casa

Amaciante de RoupaComfort
Cera e Lustra MóveisÓleo de Peroba e Poliflor
Chuveiro ElétricoLorenzetti
Cola InstantâneaSuper Bonder
DetergenteYpê
Faca para ChurrascoTramontina
FritadeiraBritânia, Mondial e Tramontina
GeladeiraConsul
Máquina de Café em Cápsula3corações
Máquina de Lavar RoupasBrastemp
PanelaTramontina
SandáliaHavaianas
Tinta de ParedeSuvinil

Categorias : Turismo e Transporte

Agência de ViagemCVC
Aplicativo de TurismoCVC, Uber e 123milhas
BicicletaCaloi
CaminhãoMercedes-Benz
CarroVolkswagen
Companhia AéreaGol
MotoHonda
Óleo LubrificanteLubrax
PneuPirelli
Posto de GasolinaIpiranga, Petrobras BR e Shell

Categoria: Tecnologia e Comunicação

Aparelho de TVSamsung
Computador e NotebookSamsung
Conexão 5GClaro e Vivo
Operadora de Internet de Banda LargaVivo
Operadora de Telefone CelularVivo
Operadora de TV por AssinaturaSky
Smartphone e TabletSamsung

Categoria: Finanças e Varejo

AtacadistaAssaí e Atacadão
BancoBanco do Brasil
Cartão de CréditoVisa
Loja de Móveis e EletrodomésticosCasas Bahia
Maquininha de PagamentoCielo e Pagseguro
PoupançaCaixa Econômica Federal
SeguroBradesco Seguros e Porto
Site de ComprasMercado Livre
SupermercadoAssaí, Atacadão, Carrefour e Extra
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar