StartupTecnologia

RH em startup? Saiba quando implementar

Uma estrutura de gestão de pessoas ajuda na estratégia de crescimento da empresa e a torna mais assertiva e rápida nas contratações e retenções de talentos

Diferentemente do mercado tradicional, as startups levam em seu DNA uma agilidade nata. Muitas das ideias que surgem nestes locais abrem caminho para grandes inovações, o que dá a essas pequenas empresas um enorme potencial de crescimento. E o caminho entre essas duas pontas passa por uma ideia clara do negócio, pela cultura e, principalmente, por uma equipe engajada e focada em fazer a empresa prosperar. Por isso, a área de gestão de pessoas – RH, tem papel fundamental no crescimento das startups.

Segundo um estudo do CBInsight, a terceira maior causa de fechamento das startups é a falta de um time certo. Além disso, um dos pontos mais avaliados pelos investidores durante um pitch é a capacidade que a startup vai ter de escalar o crescimento da sua equipe – e não só o produto ou serviço que oferece. 

Para saber qual é o momento certo em estruturar essa área na sua empresa, Daiane Andoginini, CEO da HUG – consultoria em gestão de pessoas especializada em startups, incentiva que todos fiquem atentos aos sinais que vêm da equipe.

Eles podem começar sutis, mas se intensificam à medida que o time aumenta. No começo as startups são pequenas e as pessoas estão mais próximas, mas com o crescimento, a equipe vai ficando sobrecarregada, começam os problemas na comunicação e as dificuldades para atrair os talentos certo”, explica.

Por isso, separamos algumas dicas para utilizar na sua empresa e, assim, perceber se já é o momento certo em implantar a área de gestão de pessoas na sua startup.

1. Jornada de crescimento:  

As startups que estão em fase de tração e scale up, ou seja, no momento mais intenso da jornada de crescimento precisam vincular o objetivo do negócio com o plano de desenvolvimento.

É nessa fase, geralmente, que elas costumam pensar em gestão de pessoas date driven, seja em relação ao plano estratégico, no recrutamento ou programas de total rewards. Por isso, se a ideia da implementação desse RH já estiver prevista de maneira clara, mais tranquilo e eficaz será o crescimento”, fala Daiane Andoginini.

Entender esse primeiro passo é importante, principalmente se o empreendedor já estiver programando a próxima rodada de investimento, pois é bem provável que nesse ciclo a startup cresça e ele precise cuidar melhor da gestão de pessoas.

O time vai crescer, o alinhamento da comunicação já não será tão fácil e simples como antes, ao mesmo tempo em que as lideranças precisarão de apoio e desenvolvimento”.

2. RH como estratégia na sua startup:

É importante entender que a cada momento que a startup passa, o impacto da área de pessoas será diferente. Ao receber investimentos de fundos de venture capital, por exemplo, isso demonstra um potencial ainda maior de sucesso daquele negócio. Conforme o crescimento vai avançando, mais estratégica deve ser a função do RH para garantir que as pessoas entendam para onde o negócio está caminhando e qual será o seu papel nessa jornada. 

“Nos nossos benchmarks, em média, existe uma pessoa de RH para cada 30 funcionários da startup. Por isso, acreditamos que é importante começar com alguém e, logo em seguida, planejar o crescimento dessa estrutura. Se a empresa conseguir ser preditiva sobre sua área de gestão de pessoas quando ainda conta com 10 colaboradores, ainda melhor”, explica Daiane.

3. Sempre é tempo de estruturar seu RH

Se a sua startup já possui mais de 30 funcionários e ainda não estruturou a sua área de gestão de pessoas, isso não quer dizer que o sucesso ficará longe do seu negócio. A MaxMilhas é um dos cases da HUG Consultoria e começou o projeto de estruturação quando a empresa já contava com quase 100 colaboradores.

Adotamos uma estratégia mais robusta para estruturar o time de pessoas, o que incluiu a contratação de um Gerente Sênior e mais 3 business partners. A equipe foi crescendo organicamente à medida que o negócio avançava, levando a empresa a triplicar o número de funcionários”, conta a especialista.

4. Pense no futuro

É importante pensar no futuro quando o assunto é a estruturação do RH do seu negócio. Além de levar em conta o momento e as dores atuais, o plano de crescimento da sua startup deve estar nessa lista de prioridades. É esse time de gestão de pessoas, pontua Daiane, que terá um dos papéis mais importantes em várias áreas da sua empresa, em especial a atração de novos talentos.

Com uma estrutura consolidada, o RH pode ajudar a empresa a atrair os melhores profissionais. Ele pode, por exemplo, criar uma cultura de dados no recrutamento e construir uma ‘máquina’ de aquisição de talentos. Com isso, a empresa se tornará mais assertiva e rápida nas contratações”.

5. Crescimento e desenvolvimento da cultura da empresa

Conforme a empresa cresce, problemas como desalinhamentos na cultura e nas competências exigidas de seus líderes acabam surgindo.  É muito comum, por exemplo, os fundadores perceberem alguns comportamentos que destoam do que se espera das pessoas, assim como problemas com a comunicação, que nem sempre chega a todas as áreas ou da maneira ideal.

Nesse caso, segundo Daiane, o RH contribui para a empresa criando, por exemplo, uma jornada do colaborador – employee experience –, fundamentado na cultura e nos objetivos do negócio, alinhando as expectativas do colaborador desde o recrutamento até o último dia dele na empresa.

Essa perspectiva clara do que a empresa é, sua cultura e o que se espera e oferece ao colaborador contribuem para atrair os melhores talentos do mercado para integrar o time da sua startup”, afirma.

Mesmo os empreendedores que conseguem identificar facilmente suas dores e quando precisarão de um RH encontram dificuldades em escalar esse time e em estabelecer a priorização das atividades que vão garantir o crescimento da startup.

O trabalho de uma consultoria de gestão de pessoas, nesse caso, é entender o tamanho do desafio que o empreendedor tem pela frente e, a partir disso, construir uma cultura de gestão de pessoas que vai escalar. Dessa forma, relata Daiane, a consultoria percebe que o empreendedor consegue se sentir seguro em relação às decisões tomadas e ter mais foco para se dedicar às estratégias e execução do negócio.

Segundo dados internos da HUG, cerca de 90% das startups que a consultoria apoiou na construção da área de gestão de pessoas conseguiram atingir seus percentuais de crescimento previstos, adquiriram mais liquidez ou se mantiveram competitivas diante a pandemia. “A tecnologia é a pedra angular das startups, mas ela precisa criar conexão entre as expectativas das pessoas e o propósito da empresa. E criar desde cedo uma estrutura de Gestão de Pessoas vai ajudar para que essa conexão se mantenha forte e conduza todo o time pelo caminho do sucesso”, finaliza a especialista.

Legenda: Divulgação/Reprodução 

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar