Customer Success

Setor de Customer Success em alta no Brasil

Startup CustomerX se destaca no mercado pela atendimento consultivo e acessibilidade da ferramenta para pequenas e médias empresas

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, conhecem as opções disponíveis e fornecedores concorrentes e não toleram mais um atendimento mediano ou ruim. Para as empresas de médio e pequeno porte que querem fidelizar os clientes e ampliar a atuação em seus mercados, uma das apostas mais promissoras é o conceito de Customer Success ou Sucesso do Cliente.

Por aqui o mercado ainda engatinha e passa pela fase de apresentação da necessidade, disseminação e desenvolvimento da cultura nas corporações. Já em outros países como os Estados Unidos, o CS é tido como uma estratégia de crescimento uma vez que não é possível expandir sem reter clientes no portfólio.

Ganhando espaço nesse mercado ainda novo e cheio de desafios está a startup CustomerX, criada em 2017 em Toledo (PR), que ajuda empresas SaaS a identificarem como seus clientes estão se relacionando com os serviços prestados. A plataforma da startup se destaca pela acessibilidade, tanto da ferramenta para o uso de pequenas e médias empresas, como em seu atendimento, voltado para o sucesso do cliente, sendo ele consultivo.

Além disso, estamos otimizando o produto para remover cada vez mais as barreiras de implementação tornando assim a solução mais acessível e reduzindo o tempo de coleta de resultados“, explica Ricardo Grassi, CTO & Co-founder da CustomerX.

O uso de dados e personalização que as ferramentas possibilitam são as grandes vantagens para empresas de diferentes segmentos que estão dispostas a oferecer a melhor experiência e entregar sucesso para os consumidores.

Clientes ativos e satisfeitos tem potencial maior para gerar novos negócios, muito mais do que novos clientes. Sendo assim, cuidar do sucesso do cliente é cuidar da saúde do próprio negócio. Empresas que não olham para a satisfação de seus clientes estão fadadas ao fracasso em um futuro muito próximo“, afirma Grassi.

Em 2020, a CustomerX registrou um crescimento de 250% e espera manter a mesma taxa de expansão. Em meados de março recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão de cinco grupos de investidores: G2 Capital, que liderou a rodada de investimentos, BR Angels, DOMO Invest, Bossanova Investimentos e EquityRio.

O investimento será aplicado na expansão da CustomerX no mercado brasileiro, principalmente nas áreas de marketing e vendas, no desenvolvimento de novas funcionalidades e em novas contratações.

O objetivo da startup, que já conta com clientes como Abstartups (Associação Brasileira de Startups), Neemo, adquirida pela Linx, Exact Sales, Siagri, Tray, comprada pela Locaweb e TecnoSpeed, dentre outros, é se tornar a principal ferramenta de Customer Success do país e, assim, preparar o terreno para uma expansão global em 2022.

Sobre a CustomerX

Criada em 2017 na cidade de Toledo (PR), a startup ajuda empresas SaaS a identificarem como seus clientes estão se relacionando com os serviços prestados para agilizar a tomada de decisões a partir de dados, o que contribui para a fidelização do consumidor e redução na perda de receita causada por eventuais cancelamentos. Em 2020, a CustomerX cresceu mais de 250% e prevê expansão global a partir de 2022.

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