Soluções e Tecnologia

Tecnologia híbrida impulsiona desenvolvimento de projetos para melhor atendimento ao cliente

Estratégia com método waterfall e ágile, com visão ampla sobre processos, é diferencial da Fábrica de Softwares da Gateware

Uma empresa de tecnologia passa uma série etapas de trabalho para entregar o melhor produto aos clientes. Embora empresas de TI trabalhem com bens imateriais em geral, a organização de projetos obedece a etapas bem definidas como uma verdadeira fábrica. Dessa forma, há muitas semelhanças entre as atividades, mas com cada empresa de tecnologia desenvolvendo sua expertise de produção.

No caso da Gateware, empresa especializada na execução de projetos de tecnologia e desenvolvimento de softwares, um de seus trunfos é justamente a metodologia utilizando na suíte GW Labs, multiplataforma que atua no aprimoramento de projetos. Uma de suas principais estratégias utilizadas é o modelo híbrido que envolve o waterfall (desenvolvimento padronizado de projetos) dentro do modelo agile – juntos eles aumentam a visão do cliente sobre os resultados.

A Gateware utiliza a estratégia na Fábrica de Software, setor responsável que atua há 21 anos na empresa identificando e entregando produtos que satisfazem as necessidades dos clientes. “Elaboramos um plano de desenvolvimento de software e, dentro desse plano, separamos e definimos esquadrões especializados conforme a demanda do projeto”, explica o arquiteto de software da Gateware, Adilson Cruz, destacando a expertise inicial em programas para o setor bancário, progredindo para outros segmentos de mercado como industrial, automobilístico, previdenciário, entre outros.

Quando a implementação de metodologias waterfall foi iniciada na Gateware, isso criou robustez na gestão – o GW Value Strategy da empresa. Nessa linha, vieram as outras suítes da Gateware que hoje são ofertadas também junto com a Fábrica de Software.  “O waterfall é um conceito de engenharia que determina o passo a passo a ser seguido no desenvolvimento dos projetos. Agregado ao ciclo de desenvolvimento agile, gera um processo que aumenta o controle e percepção do comprador”, diz. O desenvolvimento padronizado do waterfall no meio desse processo gera ciclos de agile com o máximo de entrega, gerando o valor que o cliente está esperando – chegando-se à metodologia ágil – é o sprint que se espera como resultado do software contratado para entrega. “Essa ideia de deixar a metodologia híbrida, trazer o waterfall dentro do ágile é para fazer com que cada tarefa seja implantada dentro de um ciclo de desenvolvimento – um sprint de desenvolvimento – obtendo a sua conclusão 100% dentro daquele processo”, complementa Adilson.

Visão sistêmica da metodologia híbrida aumentam valor agregado para o cliente

Entre as vantagens do waterfall estão ter tarefas bem definidas, datas de entrega e informação a fim de que se consiga entender o que aconteceu no desenvolvimento do processo, obtendo uma linha de tempo em relação ao que se precisa planejar do projeto. “Essa é uma das grandes evoluções da metodologia: deixar a equipe alinhada com a expectativa do cliente final, que é ter o produto pronto. Seguindo a visão evolutiva com desenvolvimento no agile e deixando de forma clara os passos que serão tomados para entrega final. E o waterfall traz uma visão ampla para o cliente sobre a gestão e o o resultado”, completa.

Como consequência, o cliente sai mais consciente sobre todo o processo, principalmente sobre o que ocorre na cadeia de processos. “Esse mapeamento aumenta a confiança e, por fim, o valor agregado do nosso produto”, finaliza Adilson.

Sobre a empresa – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 80 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma). Seu mais novo produto é o app LivID, que foi desenvolvido pela Bexpo, startup recém-adquirida pela provedora de soluções em tecnologia

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar