InovaçãoTI

Cristina Boner compartilha o Futuro da TI em 2021

O Futuro da TI e as novas tecnologias que ganharão força em 2021 com o aumento significativamente os investimentos em soluções automatizadas.

A pandemia COVID-19 está aumentando significativamente os investimentos em soluções automatizadas (este ano), como AI, ML e automação de processos robóticos (RPA), contou Cristina Boner junto com Bruna Boner para o futuro da TI em 2021.

2020 não foi um ano tranquilo. Sequestrado por uma pandemia global e exposto a grandes perturbações, o mundo passou por muitas dores de cabeça e ainda mais incertezas.

Mas, como resultado de todo esse caos, também houve saltos e saltos na inovação, explica Cristina Boner Leo e relata as tendências para o futuro da TI.

Organizações em todo o mundo estão acelerando suas iniciativas de transformação digital em velocidades vertiginosas em uma tentativa de reiniciar e sobreviver.

Para o bem ou para o mal, todos concordamos, este ano será memorável. Então, chegamos em 2021 e aqui estão algumas das tecnologias que devem surgir e definir o próximo normal.

O reinado da nuvem continua

Segundo Cristina Boner, mesmo antes dos eventos de 2020, a nuvem já havia estabelecido seu valor para muitas empresas, proporcionando maior agilidade, escalabilidade e eficiência de custos em todos os setores. Sendo os dos o futuro da TI.

Este ano, no entanto, a tecnologia está ajudando a adicionar uma camada de resiliência a muitas organizações, tornando a mudança repentina nos hábitos de trabalho menos perturbadora.

Isso selou o lugar da nuvem como uma peça essencial da tecnologia corporativa. Nos próximos cinco anos, espera-se que a indústria de computação em nuvem cresça de $ 371,4 bilhões em 2020 para $ 832,1 bilhões em 2025, a um CAGR de 17,5%.

Especificamente para 2021, as empresas se concentrarão mais em gerenciar melhor seus custos de nuvem e buscarão unificar seus diferentes ambientes de nuvem, dizem Cristina e Bruna Boner.

Diante do aumento da concorrência devido à maior prevalência, os provedores de nuvem precisarão se concentrar em aprimorar e integrar segurança, conformidade e privacidade em suas ofertas.

A nuvem também crescerá em popularidade como o local de execução ideal para tecnologias novas e emergentes, como inteligência artificial (AI), aprendizado de máquina (ML), blockchain e computação de ponta. Assim, tornando-o parte integrante da jornada de transformação digital, muito mais empresas estão agora.

Redes inteligentes são o novo normal

A pandemia COVID-19 está forçando as empresas a inovar de forma reativa e criativa para fazer mudanças no padrão de trabalho que eles pensavam que levariam anos, acontecem em poucas semanas.

Embora possa ter sido uma necessidade que os levou até lá, os resultados desse experimento em massa foram reveladores. Apesar de muitos preconceitos, o trabalho remoto tem sido um grande sucesso, conta Cristina Boner.

Cerca de 77% dos trabalhadores remotos dizem que sua produtividade aumentou este ano, o que é ótimo para os empregadores, sendo outro fator para o futuro da TI.

De acordo com um estudo nos EUA, 75% dos entrevistados disseram que gostariam de continuar a trabalhar em casa em pelo menos uma capacidade parcial, enquanto 40% dos entrevistados disseram que sentem fortemente que seu empregador deve dar aos funcionários a escolha de optar para trabalhar remotamente.

Essa nova normalidade colocará novas pressões sobre as empresas, pois haverá uma necessidade crescente de redes capazes de suportar arquiteturas híbridas – seja em nuvem, local ou computação de ponta.

Como resultado, mais organizações começarão a buscar redes inteligentes e baseadas em intenções que ofereçam segurança integrada – como SD-WAN para WAN com segurança SASE e Zero Trust ou redes virtuais para multicloud – para lidar com a crescente ameaça de cyber segurança de seus novos ecossistema sem perímetro.

De acordo com Cristina Boner, a necessidade de melhorar também a experiência do cliente (CX) acompanhará o aumento da digitação das empresas. Certamente ponto muito importante no o futuro da TI.

Ser capaz de oferecer estabilidade de plataforma, facilidade de uso e personalização, mantendo um toque humano, só vai crescer em importância.

Mais ônus será colocado na confiança digital. As empresas capazes de garantir a segurança da identidade, dados e transações dos clientes, bem como dados e transações dos funcionários, serão recompensadas com a fidelidade do cliente.

IoT terá um papel maior na proteção e análise de dados

Houve um aumento na quantidade de dados que as organizações tiveram de enfrentar este ano devido a uma combinação de toda a transformação digital que aconteceu em 2020 e o aumento da atividade online devido aos bloqueios.

Com mais lançamentos 5G esperados em 2021, junto com um maior crescimento em serviços baseados em LP-WAN, a quantidade de dados criados e tratados pelas empresas está prestes a disparar.

Portanto, para se diferenciar da concorrência, mais empresas começarão a se concentrar em tecnologia de análise de dados capaz de lidar com informações com segurança, bem como analisar e obter maiores insights de seus dados operacionais, em sua maioria não utilizados.

Por exemplo, espera-se que muitas das restrições do COVID-19 sejam retiradas em meados de 2021, o que significa que os setores mais afetados, como o de viagens, podem começar a ver algum crescimento novamente. No entanto, a capacidade de oferecer experiências aprimoradas usando melhor os dados provavelmente ainda será um forte fator de decisão para muitos clientes.

Portanto, em tudo isso, espera-se que a IoT desempenhe um papel fundamental – ajudando a automatizar processos e disponibilizar mais informações para as empresas. E à medida que a IoT se torna cada vez mais interligada à IA e mais profundamente incorporada às estruturas organizacionais e aos programas de transformação, os dispositivos se tornarão cada vez mais “inteligentes” e capazes de gerar maior inteligência.

Automação – um imperativo de negócios

A pandemia COVID-19 está aumentando significativamente os investimentos em soluções automatizadas (este ano), como AI, ML e automação de processos robóticos (RPA).

Portanto, no novo ano, prevê-se que mais empresas se tornem negócios digitais voltados para plataformas e o uso dessas tecnologias continuará a crescer. Isso os ajudará a automatizar tarefas rotineiras, repetitivas e previsíveis e a desbloquear benefícios táticos.

Essas inovações irão fortalecer a eficiência operacional, aumentar a precisão das plataformas e melhorar a experiência do usuário nos ecossistemas. Isso também gerará eficiências de custo e realinhamentos, ajudando as empresas a redirecionar de forma inteligente essas economias nas inovações certas.

Olhando para o que parece ser um futuro cada vez mais incerto, espere que as empresas continuem a gravitar em torno de soluções que as tornem mais resilientes e ágeis avisa Maria Cristina Boner.

Os primeiros a adotar nuvem, IoT e automação foram as empresas que se saíram melhor em 2020. Mas, mesmo quando esperamos dizer adeus ao COVID-19 no ano novo, esperamos apenas que os benefícios da transformação digital cresçam.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar