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Liderança em tempos de pandemia – Cultive a confiança na sua equipe!

O ano de 2020 de fato foi um marco para todas as pessoas, organizações e negócios. Foi preciso se reinventar, se adaptar, agir e mudar rapidamente.
De fato, muitas organizações entenderam a importância da quebra de paradigmas, extinguir velhos hábitos, sair da zona de conforto e mudar o seu mindset, especialmente em liderança em tempos de pandemia.

Mudanças foram e são inevitáveis, porque ainda vivemos na incerteza!
É preciso resiliência para lidar com elas. A capacidade de manter-se íntegro após uma brusca transformação e ainda ter fôlego para se adaptar ao novo cenário (e lidar com uma nova mudança a seguir) não é uma habilidade natural para todos.

No entanto, ser resiliente não é uma opção num mundo volátil. Para desenvolver a resiliência é preciso reforçar a autoestima e manter uma perspectiva positiva diante dos acontecimentos. Neste momento, a liderança em tempos de pandemia é primordial.

Ou seja, o mundo VUCA veio para ficar.

VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Para se destacarem num ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo, indivíduos, equipes e organizações precisam aprimorar algumas habilidades. Não são competências novas, mas certamente serão cada vez mais importantes para lidar com os desafios do novo mundo.

Os líderes precisam gerar desenvolvimento e amadurecimento profissional de seus liderados, compartilhar conhecimento e dar autonomia para questionarem e proporem melhorias no processo.

Um bom líder neste novo contexto de liderança em tempos de pandemia, colabora com a evolução de sua equipe!

Geralmente, líderes são pessoas intituladas pelos membros de sua equipe devido ao reconhecimento pelo seu trabalho, dentro e fora da área. Abraham Lincoln já dizia:

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.

Mas quais são as características de um líder?

  • Desenvolve e orienta seus funcionários;
  • Ajuda a estabelecer visão e meta;
  • Gerencia pessoas (humanização);
  • Dar e receber feedbacks constantemente;
  • Lidera por colaboração.

Um líder de Alta Performance, além de tudo que falamos acima, utiliza técnicas e ferramentas de Mentoring (um profissional com vasta experiência em determinado assunto, auxilia a evolução do aprendizado de outro profissional.

Através de conversas e debates o Mentor consegue transferir seu conhecimento para o Mentorado) e Coaching (conjunto de procedimentos utilizados para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais).

A expressão “coach” vem do mundo esportivo, que representa técnico do time, cujo o papel é incentivar, motivar e ajudar o atleta a desenvolver habilidades para que ele aumente sua performance e alcance seu objetivo com time: a vitória!

Logo, o papel de um líder é contribuir para que o liderado desenvolva habilidades e competências necessárias para melhorar seu rendimento na equipe e alcançar bons resultados.

Representa um estilo de liderança mais humanizada e mais eficiente em criar equipe de alta performance. Algumas características que acredito para ser um Líder Colaborativo:

  • Saber ouvir e orientar seus liderados;
  • Apoiar a equipe nos momentos necessários;
  • Dar e receber feedbacks sempre que possível;
  • Elogiar liderados em público e chamar atenção em particular, sem expor a outra pessoa;
  • Dar autonomia para gerar responsabilidade;
  • Focar nos resultados para alcançar metas propostas;
  • Respeitar e confiar na equipe;
  • Compartilhar conhecimento, experiência e habilidades;
  • Promover networking dentro e fora da equipe;
  • Seja um líder de crise eficaz.

No âmbito organizacional, o caminho é criar um ambiente favorável ao compartilhamento e a criação de novos conhecimentos, bem como ao aprendizado coletivo.

Ter um propósito e um direcionamento claro sobre os resultados esperados é essencial para integrar e motivar a equipe. Além disso, é essencial o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada a resultados.

Quer algumas dicas para fazer isso acontecer na prática?

1) Realize um Check-Point semanal com sua equipe para definição do planejamento estratégico;
2) Estabeleça metas, prazos e responsabilidades;
3) Delegue e acompanhe para que as atividades planejadas sejam entregues no prazo acordado. Imprevistos podem ocorrer durante o percurso e retome o assunto com a equipe;
4) Dê suporte sempre que necessário;
5) Sua equipe precisa estar alinhada às estratégias da organização e cientes do impacto positivo que elas podem trazer, por este motivo, a importância de todos da sua equipe terem conhecimento e falarem a mesma linguagem;
6) Promova um ambiente saudável e esteja aberto para receber feedbacks;
7) Peça desculpa, caso você tome uma decisão imediatista e errada. Seja humilde!
8) Seja grato e agradeça o quanto eles são importantes para você e para a organização.

Pessoas confiantes,felizes e integradas produzem mais e melhor! Reflita sobre isso.
O mundo precisa de liderança agora e precisa de você!

Sobre o autor

Athayde Mendonça é Gerente de Desenvolvimento Humano & Marketing na Brasil Risk. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Recursos Humanos, possui MBA em Gestão de Pessoas e atualmente está graduando em Marketing.

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Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Athayde Mendonça

Athayde Mendonça é Gerente de Desenvolvimento Humano & Marketing da Brasil Risk. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Recursos Humanos e possui MBA em Gestão de Pessoas. Atualmente está se graduando em Marketing

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